Fala, amendoeira

Fala, amendoeira Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Fala, amendoeira





Residindo há mais de 30 anos no Posto 6, Copacabana, em ruas arborizadas com amendoeiras, não foi difícil ao poeta-cronista Carlos Drummond de Andrade entender-se com uma dessas árvores, bem em frente de sua casa. Puxou conversa, e pediu-lhe que respondesse. E a amendoeira falou.

Este livro, publicado pela primeira vez em 195, surge agora em 6ª edição, e seu viço não esmaeceu durante o tempo transcorrido. A amendoeira de Drummond continua em forma, observando o que se passa no Rio de Janeiro e um pouco por aí afora, e comentando-o com amenidade e sabedoria vegetais. Ser tranqüilo, filosófico, essa árvore parlante não cede à paixão, ao cálculo, à má-fé. Tudo que consta destas páginas é limpo, vem de uma sensibilidade madura, que encara os homens com benevolência, e de um humour que tem raízes nos antepassados britânicos do autor, prolongadas na ambientação mineira.

Ficaram famosas, nesta seleção de crônicas, as duas em que se narra a permanência de Greta Garbo em Belo Horizonte (segredo guardado durante 26 anos, e desfeito em poucos instantes). Mas há muita coisa a assinalar, além disto. Por exemplo: a conversa no ônibus, sobre comidas da Amazônia; aventuras de um morador que mandou varrer a testada de sua casa; flagrantes do comportamento infantil; estórias de bichos que acompanham o nosso cotidiano; perfis de Oswald de Andrade, Roquette-Pinto, o pintor Visconti e outros. Tudo em linguagem ao mesmo tempo fácil e apurada, que estabelece comunicação imediata com o leitor. De um episódio mínimo, Drummond costuma tirar a lição de viver em harmonia com a vida, sem renunciar à visão crítica. Sua crônica reúne poesia, sátira, ternura e acuidade psicológica. Em certas ocasiões, quase vira conto. E tem outras surpresas felizes, interessando quer a leitores jovens quer a leitores amadurecidos.

Crônicas / Literatura Brasileira

Edições (4)

ver mais
Fala, amendoeira
Fala, Amendoeira
Fala, amendoeira
Fala, amendoeira

Similares

(6) ver mais
Contos de aprendiz
A bolsa e a vida
Contos de Aprendiz
O Meu Pé de Laranja Lima

Resenhas para Fala, amendoeira (8)

ver mais
O dia a dia de Drummond
on 8/7/20


Não faço a mínima ideia do contexto desse livro, mas eu amei a experiência de presenciar a visão de Carlinhos em algumas páginas.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam4
Avaliações 4.0 / 150
5
ranking 37
37%
4
ranking 37
37%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

33%

67%

lucas lins
cadastrou em:
02/01/2010 18:36:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR