Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury


Compartilhe


Fahrenheit 451





Fahrenheit 451 - Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, Fahrenheit 451, de Ray Bradubury, revolucionou a literatura com um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra. Agora, o título de Bradbury, que morreu recentemente, em 6 de junho de 2012, ganhou nova edição pela Biblioteca Azul, selo de alta literatura e clássicos da Globo Livros, e atualização para a nova ortografia.

A singularidade da obra de Bradbury, se comparada a outras distopias, como Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, ou 1984, de George Orwell, é perceber uma forma muito mais sutil de totalitarismo, uma que não se liga somente aos regimes que tomaram conta da Europa em meados do século passado. Trata-se da “indústria cultural, a sociedade de consumo e seu corolário ético – a moral do senso comum”, segundo as palavras do jornalista Manuel da Costa Pinto, que assina o prefácio da obra. Graças a esta percepção, Fahrenheit 451 continua uma narrativa atual, alvo de estudos e reflexões constantes.

O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.

Fahrenheit 451 tornou-se um clássico não só na literatura, mas também no cinema. Em 1966, o diretor François Truffaut adaptou o livro e lançou o filme de mesmo nome estrelado por Oskar Werner e Julie Christie.

Distopia / Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (10)

ver mais
Fahrenheit 451
Fahrenheit 451
Fahrenheit 451
Fahrenheit 451

Similares

(40) ver mais
Admirável Mundo Novo
Matadouro 5
Futuro Imperfeito
O que é ficção científica

Resenhas para Fahrenheit 451 (245)

ver mais
"Somos todos pedaços da história e da literatura".
on 18/2/20


Apesar de achar algumas partes confusas e mal organizadas, a adaptação é muito boa! Despertou em mim a vontade de (finalmente!) começar a ler o livro e conhecer mais profundamente esse universo tão maluco. Não consigo imaginar minha vida sem livros. Então automaticamente, já me coloquei dentro da história, e fiquei imaginando qual seria a minha reação e as minhas ações em relação a tudo. Vale muito a leitura! "... Entende por que os livros são odiados e temidos? Eles revelam os poro... leia mais

Vídeos Fahrenheit 451 (1)

ver mais
FAHRENHEIT 451, DE RAY BRADBURY | LIVRO, FILME E QUADRINHOS (+ dica de livro extra)

FAHRENHEIT 451, DE RAY BRADBURY | LIVRO, FILM


Estatísticas

Desejam351
Trocam10
Avaliações 4.2 / 2.735
5
ranking 48
48%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Jeanine
editou em:
23/12/2022 11:40:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR