Farsália

Farsália Lucano


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Farsália


Cantos I a V




Pharsalia — De Bello Civili (A. D. 61). Apesar de já ter ocupado um posto de relevo na poesia ocidental — amado e imitado que foi por poetas como Dante, Petrarca e Goethe —, o grande poema épico da guerra fratricida entre César e Pompeu, a Farsália, até recentemente era pouco estudado e quase desconhecido do público leigo, ao contrário de sua grande predecessora, a Eneida de Virgílio, com a qual, aliás, os versos de Lucano dialogam de forma sutil. Mas, há algumas décadas, a Farsália voltou a atrair a atenção dos estudiosos, que, justamente, a tratam como o poema épico singular que é, epopeia desprovida de deuses e de heróis, em sua visão desencantada e sombria da História. O leitor brasileiro finalmente pode ter acesso — e privilegiado — a esse poema grandioso, na tradução poética do professor Brunno V. G. Vieira, que, em versos dodecassílabos e em diálogo com o que de melhor produziu a nossa prática de tradução dos clássicos, apresenta aqui, em edição bilíngue ricamente anotada, os cinco primeiros cantos da obra, primeira fase de sua empreitada notável de um Lucano em forma poética no português do Brasil. (Paulo Sérgio de Vasconcellos).
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https://pt.wikipedia.org/wiki/Farsália
https://en.wikipedia.org/wiki/Pharsalia
https://es.m.wikipedia.org/wiki/Lucano
https://es.m.wikipedia.org/wiki/Farsalia
https://www.skoob.com.br/a-farsalia-de-lucano-como-obra-historiografica-11965026ed122317793.html
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Ribeiro Leite , L. . (2019). A Farsália, de Lucano, como obra historiográfica . ArtCultura, 21(38), 59–72.
https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50159
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'(...) Farsália é um poema épico escrito pelo poeta latino Lucano. Trouxe várias inovações para a épica, destacadamente a ausência de intervenções divinas e o tratamento de assuntos históricos. Lucano compôs a Farsália explicitamente em oposição à Eneida de Virgílio, tanto pela forma como pelo conteúdo e às posições políticas assumidas pelo autor.

Quando foi condenado ao suicídio, Lucano ainda não havia terminado a obra que, portanto, ficou incompleta: é provável que Lucano planejasse um épico de doze cantos (como a Eneida), mas só chegou a escrever dez...

O poema conta a história das guerras civis que precederam a queda da República romana, travadas entre os partidários de César e Pompeu e que terminou com a vitória de César, definida na batalha em Farsália (Tessália, Grécia, 9 de agosto em 48 a. C.).

É conhecido o trecho do Inferno da Divina Comédia de Dante (1265 - 1321), em que o poeta florentino, guiado pelo vulto espectral do grande 'maestro' Virgílio, conhece (no Limbo do I Círculo do Inferno) la bella scuola, grupo de importantes poetas da Antiguidade, composto por Homero, Horácio, Ovídio e Lucano, “grandes sombras” que, “nem alegres nem tristes”, assim são elencados (INFERNO, Canto IV, 88-90):

quelli è Omero poeta sovrano;
l’altro è Orazio satiro che vene;
Ovidio è il terzo, e l’ultimo Lucano.

O grupo é completado, obviamente, por Virgílio, saudado como l’altissimo poeta (4.80), principal modelo na Commedia (1.85: tu sei lo mio maestro e lo mio autore), e pelo próprio Dante, que, acolhido pelos outros, é o sexto neste seleto grupo (4.102: sì ch’io fui sesto tra cotanto senno).
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https://curtindoacomedia.blogspot.com/2009/08/inferno-canto-iv.html?m=1

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on 21/6/23


O tempo elege o cânone dos grandes clássicos essenciais, mas na minha opinião cometeu uma grande injustiça com esta obra, uma das mais subestimadas que já tive a oportunidade de ler. A causa pode até certo ponto ser justificada: é inescapável a sua comparação com a monumental "Eneida" de Virgílio, obra com a qual intencional e diretamente dialoga o tempo todo, e nessa comparação é inevitável acabar ficando eclipsada. Mas se conseguirmos transpôr os quase infindáveis trechos de catálogo... leia mais

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