Febre e Lança

Febre e Lança Javier Marías


Compartilhe


Febre e Lança (Seu rosto amanhã #1)





Situada na Inglaterra – para Javier Marías, o território próprio da ficção, da literatura de espionagem, fantástica e policial -, a trama de Seu Rosto Amanhã está baseada na desconfiança. “Ninguém deveria contar nada nunca” – assim começa a narrativa, com uma assertiva irônica que será sistematicamente reiterada e contrariada ao longo do romance. Assertiva que, se levada ao pé da letra, bastaria para fazer da literatura uma arte em extinção: calar é o fim de toda relação compartilhada.

Neste Febre e Lança (o primeiro volume de Seu Rosto Amanhã), o narrador está de volta à Inglaterra, tentando se afastar da mulher, de quem acaba de se separar. Guiado por um professor aposentado, descobre que um grupo de membros fundadores do Serviço Secreto Britânico que combatia o nazismo durante a Segunda Guerra continua em ação, mas com objetivos que já não podem ser os mesmos. Mais do que isso, e sem saber se é dom ou maldição, descobre que também é capaz, como aqueles ex-espiões, de enxergar no rosto dos outros o que a maioria não que ver. É capaz de prever o que as pessoas farão amanhã – e assim se precaver contra eventuais traidores.

A espionagem passa a ser metáfora da ficção: escutar e contar. É como o narrador ganha a vida. “O relato nos afeta mais do que os fatos, mesmo o relato do que nunca ocorreu.”

Ver o que a maioria não admite, imaginar “seu rosto amanhã”, é reconhecer o inexorável, encarar a morte, nem que seja para enfrentá-la com o dom da ficção e da imaginação. A obsessão que se manifesta na recorrência desse tema ao longo de sua obra é também o que garante a sua originalidade – pois Javier Marías é um escritor obstinado em devolver à literatura o seu sentido original de perplexidade e resistência diante da morte.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Febre e Lança

Similares

(11) ver mais
Veneno, sombra e adeus
Dança e Sonho
Veneno, Sombra e Adeus
Coração tão branco

Resenhas para Febre e Lança (6)

ver mais
Embrionário
on 18/1/14


Faz um bom tempinho que a trilogia “Seu rosto amanhã” se encontra na minha estante e já não me lembro do que me levou a adquiri-los. Provavelmente foi a lembrança do "Coração tão branco” acompanhada de alguma oferta dos livros. Li, no mês de Dezembro,“Seu rosto amanhã Vol. 1 Febre e lança” . Algo muito estranho se passou durante a leitura: eu tinha uma preguiça enorme de pegar o livro para ler, por outro lado, uma vez vencida a preguiça, ficava relutante em interromper a leitura do ro... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam1
Avaliações 4.2 / 41
5
ranking 51
51%
4
ranking 29
29%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 5
5%

41%

59%

Nina
cadastrou em:
15/02/2009 03:55:49
Gabriel
editou em:
02/09/2019 00:26:52