Fedro

Fedro Platão


Compartilhe


Fedro





No diálogo Fedro, Platão expõe filosoficamente (através dos seus intervenientes, Fedro e Sócrates), a relação entre a palavra e o pensamento. Em tradução revista e notas de Pinharanda Gomes. Revista e melhorada, esta obra constitui a primeira tradução, feita na nossa língua, deste diálogo platónico.







Fedro é porventura um dos diálogos que melhor exprime o ideário de Platão, sendo considerado no grupo dos escritos da maturidade, a par de o Simpósio (Banquete), Fédon e República. O Fedro foi sempre olhado como o natural ponto de partida para o entendimento das ideias de Platão em matéria paidêutica e educativa, por, tal como disse Jaeger, ser “o compêndio mais resumido das ideias platónicas acerca da relação entre a palavra escrita e falada e o pensamento”.







Apesar de o aristotelismo português ser mais consistente do que o equivalente platonismo, é evidente que a imagem de Platão obtém a geral simpatia dos leitores e dos amigos da Filosofia grega. Há razões para o facto, e uma delas poderá ser esta: Aristóteles foi o mestre preferido nas escolas, enquanto, a partir do Renascimento, Platão, sem tanto prestígio escolar, beneficiou de uma ampla divulgação latina e vulgar, através dos humanistas e dos tradutores. Platão continua a ser o filósofo mais editado em língua portuguesa e, decerto, o mais lido. Esta tradução amplia e enriquece o leque das obras platónicas em língua portuguesa.

Filosofia

Edições (9)

ver mais
Fedro
Fedro
Fedro
Fedro

Similares

(20) ver mais
História do Pensamento Ocidental
Aventuras de Huck (Huckleberry Finn)
O Banquete
As Aventuras de Hucleberry Finn

Resenhas para Fedro (67)

ver mais
Interessante
on 6/5/23


Mais um livro de um autor clássico, e eu achei interessante, essas literaturas clássicas são sempre um pouco mais complexas, mas vale a pena a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam105
Trocam9
Avaliações 4.0 / 620
5
ranking 39
39%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Juliana
cadastrou em:
08/01/2010 22:45:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR