Felicidade

Felicidade Eduardo Giannetti


Compartilhe


Felicidade





As promessas que nos foram legadas pelo iluminismo europeu cumpriram-se apenas pela metade. Veio o progresso técnico e, com ele, um maior domínio da natureza e um aumento gigantesco nos níveis de produtividade, renda e consumo. Nada disso, porém, traduziu-se num aprimoramento ético e político dos homens. A estrada do progresso não só agride o equilíbrio ecológico como se mostrou incapaz de nos conduzir à felicidade. Por quê?

Na melhor tradição da filosofia moral, Eduardo Giannetti põe essas questões em cena na forma de um diálogo entre quatro amigos, ex-colegas da faculdade. Com o propósito de exercitar a "arte da conversação", eles passam a se encontrar para discutir questões de interessse comum e revivem, a seu modo, o simpósio platônico, o jardim epicurista, o salon setecentista.

Sem tomar partido por esta ou aquela teoria, o livro procura analisar - e não resolver - as tensões entre progresso e felicidade, entre a herança iluminista e os mal-estares da civilização. Giannetti assenta sua erudição nos alicerces do edifício, e nunca na fachada. A bibliografia heterogênea que sustenta o diálogo mostra que não se trata de fechar o debate em determinada área do conhecimento, mas de expandir seus domínios e estimular o diálogo interdisciplinar. Como na "Carta sobre a felicidade" de Epicuro, alição maior é de que a felicidade está mesmo no exercício apaixonado da filosofia: nos prazeres da descoberta e do pensamenteo compartilhado entre amigos.

Edições (2)

ver mais
Felicidade
Felicidade

Similares

(1) ver mais
Mentes Felizes

Resenhas para Felicidade (1)

ver mais
Maravilhoso
on 3/5/15


Um professor me indicou esse livro em sala de aula na faculdade, fiquei curiosa, comprei e li. É um livro complexo, repleto de diálogos, mas que apresenta diversas opiniões sobre a definição de felicidade. Nós faz pensar, com certeza irei ler novamente.... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam5
Avaliações 3.8 / 73
5
ranking 29
29%
4
ranking 33
33%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 3
3%

53%

47%

Nina
cadastrou em:
27/01/2009 15:15:42