Feminismos em rede

Feminismos em rede (Orgs.) Danusa Marques...


Compartilhe


Feminismos em rede





Feminismos em rede traz uma amostra do trabalho de um grupo de pesquisadoras que vêm se articulando para a expansão e o fortalecimento de uma agenda de pesquisa sobre as desigualdades de gênero nos espaços de poder, a partir de perspectivas desafiadoras. Esse conjunto de debates, organizado em quatro eixos (Feminismos, Teorias e Epistemologias; Feminismos Interseccionais; Feminismos e Comunicação; e Feminismos, Instituições, Ativismo e Políticas Públicas), mostra a possibilidade de colaboração teórica, metodológica e analítica entre tradições e abordagens distintas, refletindo tanto um enquadramento interdisciplinar das questões de pesquisa, o que é uma marca clássica dos estudos de gênero, quanto a própria trajetória diversa das pesquisadoras.

As autoras desse livro estão geográfica e institucionalmente dispersas, porém academicamente conectadas: apresentam leituras que partem de questões de pesquisa diferentes entre si, mas compartilham uma fundamentação teórica plural que contesta as formas tradicionais de se pensar a produção de conhecimento; debatem como os conceitos desenvolvidos pelo feminismo negro e pelos feminismos decoloniais desafiam as concepções canônicas dos estudos feministas e de gênero, marcadamente por meio das vozes das mulheres periféricas; confrontam as representações das mulheres e dos feminismos na mídia, nos fazendo discutir as hierarquias do próprio campo (capitalista) dos meios de comunicação de massa; questionam as barreiras estruturais e institucionais para a atuação política efetiva das mulheres e, ao mesmo tempo, analisam como uma hegemonia analítica e metodológica pode gerar mais marginalização dos grupos subalteranos na agenda de pesquisa da Ciência Política.

Em 2018, a reunião dessas pesquisadoras deu forma à Rede de Pesquisas em Feminismos e Política, em um primeiro evento nacional, no qual foram discutidos os textos publicados neste volume. Desde então, as atividades da Rede vêm se multiplicando, na forma de colaborações e na garantia de que o seu Encontro Nacional entre no calendário anual de eventos das ciências sociais, sempre buscando o fortalecimento do debate coletivo, da cooperação entre pesquisadoras e da produção do conhecimento científico a partir de uma abordagem crítica, feminista e transformadora da sociedade brasileira.

Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Feminismos em rede

Similares

(13) ver mais
Black Feminist Thought
Pensamento feminista
O feminismo é para todo mundo
Olhares negros

Resenhas para Feminismos em rede (0)

ver mais
Mais do que um encontro entre um grupo diverso de pesquisadoras que decidiram que a colaboração coletiva é o caminho para fortalecer a agenda de pesquisa feminista nos estudos sobre poder, Feminismos em Rede é um retrato dos instigantes desafio os que os estudos feministas têm gerado para a Ciência Política brasileira. Os questionamentos aos estabelecidos, sejam grupos, agentes ou narrativas, são uma marca fundamental dos debates deste livro. Livro disponível para empréstimo nas Bib... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Jenifer
cadastrou em:
24/07/2019 13:16:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR