Fernando Pessoa

Fernando Pessoa Jose Paulo Cavalcanti Filho


Compartilhe


Fernando Pessoa


Uma quase autobiografia




Fernando Pessoa: uma quase autobiografia é a mais completa obra de referência das muitas personas assumidas pelo poeta português. Seus heterônimos, muitos deles desconhecidos do grande público, revelam-se no livro de José Paulo Cavalcanti com riqueza de detalhes, apresentando a produção e as origens de cada um desses que habitaram o imaginário e a escrita de Fernando Pessoa. Desde a sua morte, em 1935, mais de seis mil livros foram publicados sobre a obra do escritor português, mas biografias só existem três (1950, publicada em Portugal; 1986, na Espanha, e 1996, na França), além de uma fotobiografia, que fará parte da exposição.
Fernando Pessoa morreu aos 47 anos e passou a maior parte deles em Lisboa. Sua vida, voltada inteiramente para a arte, despertou em Cavalcanti o desejo de reverberar versos como o de sua persona mais famosa, o poeta Álvaro de Campos: "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." E foi com essa determinação que o escritor pernambucano dedicou os últimos 10 anos à vida e obra do poeta.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Fernando Pessoa

Similares

(44) ver mais
tesserato
Quando Fui Outro
Fernando Pessoa
Fernando Pessoa

Resenhas para Fernando Pessoa (4)

ver mais
on 3/1/19


Entender um pouco da vida sócio-cultural de um escritor faz parte para possíveis interpretações, pois as vezes alguns acontecimentos na infância e juventude justifica algumas escolhas - teóricas, temáticas ou sentimentais- do estilo do escritor. Claro que nem sempre isso -vida pessoal e profissional- se combinam, mas quando se trata de Fernando Pessoa e seus heterônimos podemos considerar essa parte.... leia mais

Estatísticas

Desejam124
Trocam1
Avaliações 4.2 / 96
5
ranking 50
50%
4
ranking 31
31%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Maiky
editou em:
27/01/2019 18:42:23