Fidelidade das araras

Fidelidade das araras Adilson Zambaldi


Compartilhe


Fidelidade das araras


Contos




O leitor que agora entra nos domínios deste livro será presenteado com um trabalho de escrita que combina talento criativo e rigor técnico na composição da forma breve. Os contos de Adilson Zambaldi são irresistíveis, detentores do magnetismo das leituras saborosas e cativantes, mas, acima de tudo, peças de ficção nas quais a forma e o conteúdo se associam a partir do refinado encaixe de múltiplas partes como na montagem de um puzzle. Histórias que acomodam histórias dentro de si, que vão se revelando aos poucos, de um modo elíptico e fragmentado, dando novos sentidos ao que foi lido, até chegar a um final fascinante.

Por meio do mecanismo dessa estrutura movediça, o autor opera um processo de desvelamento de cenas nas quais o olhar aparentemente realista sobre situações cotidianas se desentranha em descrições sensoriais, memórias, representações e estados de pensamento. As narrativas exploram de conflitos internos a fraturas sociais, evidenciando a versatilidade temática que ora tem como pano de fundo o tenso espaço dramático da cidade, ora se passa num vistoso cenário selvagem onde vibram as cores e os sons da natureza.

A prosa de frases enxutas, porém marcadas pela potência visual, acentua o poder de imersão, promovendo uma experiência de deslocamento para esses mundos. Conquistado o leitor, Zambaldi o conduz, com maestria, por uma alternância de emoções que, do humor à aspereza do comentário crítico, trata das relações humanas que se empreendem pelos pactos afetivos ou pelo impalpável dos canais virtuais. Inclassificáveis e luminosos tal a ambígua fronteira entre a crônica e o conto, os textos de Fidelidade das araras são retratos plurais da vida.

Sérgio Tavare

Contos

Edições (1)

ver mais
Fidelidade das araras

Similares


Resenhas para Fidelidade das araras (2)

ver mais
Fidelidade das Araras - @sabe.aquele.livro
on 9/5/22


Adilson Zambaldi entrega 21 contos em "Fidelidade das Araras" - que só pelo título já me chamou muita atenção. Em escritos curtos e concisos temos a descrição das mais diversificadas situações do cotidiano, desde pequenos diálogos até acontecimentos dos mais prosaicos. Da conversa no encontro a dois de "Retalhos de Irene" até o desabamento de um prédio em "Chama no zapzap". Particularmente, gosto muito de me sentir a observadora casual de uma cena, e aqui temos narrativas que nos arr... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Weslei
cadastrou em:
10/09/2021 16:44:57
Weslei
editou em:
10/09/2021 16:45:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR