Filhos sem Deus

Filhos sem Deus Alejandro Rozitchner...


Compartilhe


Filhos sem Deus


Ensinando a Criança Um Estilo Ateu de Viver




Este não é um livro sobre a existência de deus. Há muitos trabalhos que discutem os prós e os contras da religião, os prós e os contras do ateísmo. Este livro aborda as questões que surgem na criação dos filhos quando os pais são ateus, ou seja, a perspectiva de duas pessoas que não crêem em deus ou, de modo ainda mais claro e categórico, sabem que deus não existe, que a existência de deus é algo do plano das ideias – que deus é uma ideia que muitas pessoas têm, mas, de forma alguma, uma existência plena ou real.
Não se trata de agredir ou desqualificar aqueles que baseiam sua visão do mundo na existência de deus, mas de abrir um espaço de legitimidade e elaboração para aqueles que, como nós, os autores deste livro, vivem numa zona social pouco compreendida, o ateísmo, abordando problemas que costumam ser negligenciados.
Respeitar não é cercear a capacidade de dar respostas a perguntas que poderiam manifestar diferenças, deixando na indefinição aspectos importantes da construção de sentido. Respeitar não é tampouco fingir ter uma posição que não se tem. Para um ateu, respeitar o crente é entender que o outro pode ter uma resposta diferente. E o mesmo vale para um crente. Respeitar a diferença, conviver com ela, não quer dizer que alguém deva limitar sua forma de ver e entender o mundo, mas que é legítimo torná-la o mais clara possível.
Mas e o que dizer quando nosso filho nos pergunta se deus existe, uma vez que somos ateus mas sabemos que o mundo ao redor dele não o é? Queremos respeitar seu discernimento, abrir espaço para sua posição pessoal.
Este livro é uma experiência. Nós, Alejandro e Ximena, estamos casados há sete anos e temos dois filos, Andrés, de quatro anos, e Bruno, de uma ano e meio. Somos ateus. Não somos inimigos da religião, mas acreditamos que a melhor opção de vida é encarregar-se de si próprios, e vemos que as religiões não fomentam essa atitude nem essa consciência. A experiência que fazemos ao escrever este livro é a de produzir para nosso diálogo constante um novo formato, pouco habitual numa relação de casal – o de um livro escrito em comum -, numa conversa franca sobre como ajudar nossos filhos a pensar e viver a diferença com seus amigos religiosos.

Pedagogia / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Filhos sem Deus

Similares

(4) ver mais
Deus Não é Grande
Deus
História do Ateísmo
A Paisagem Moral

Resenhas para Filhos sem Deus (2)

ver mais
Recomendo! Mas esperava mais do livro...

O livro escrito pelo casal Alejandro (filosofo) e Ximena (psicóloga, pisicoterapeuta e acima de tudo *mãe*) é formado por longos diálogos, onde o casal debate qual a melhor forma de criar os filhos, sem a ideia de deus. A parte do DIÁLOGO é muito boa... principalmente quando Ximena toma a palavra. PERGUNTAS E RESPOSTA. São rebuscadas de palavras que a criança nunca ouviu. Achei um pouco absurdas as respostas. As respostas são apropriadas para indivíduos que já tenham uma certa vivênc... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam2
Avaliações 3.8 / 12
5
ranking 17
17%
4
ranking 58
58%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Alexandre Marchito
cadastrou em:
21/02/2010 01:02:25
Marcelo Catanho
editou em:
17/07/2018 14:17:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR