A moda está longe de ser um fenômeno típico da contemporaneidade, pois sabe-se a importância que sempre tiveram artefactos de vestuário, adornos, ornamentos, acessórios, joias, calçado: a importância da moda é imensa na organização social de todos os tempos. Não é pois de estranhar que tema social de tamanha magnitude tenha interessado a reflexão do grande filósofo/sociólogo Georg Simmel; no princípio do século XX, as páginas cintilantes com que repetidas vezes se detém na análise das facetas que o culto da moda proporciona à sua aguda visão da sociedade coincidem com a importância de que o fenômeno se revestia nas sociedades ocidentais industrializadas. Atente-se na síntese lapidar que Georg Simmel nos oferece, da sua leitura da moda como dado psicológico e social decisivo: “A moda, com o seu jogo entre a tendência para uma expansão universal e a aniquilação do seu próprio sentido que comporta justamente essa expansão, possui o atractivo singular do limite, o atrativo simultâneo do começo e do fim, da novidade e da caducidade.” O livro conta com uma excelente tradução do Professor Artur Morão, que também assina uma introdução.
Filosofia / Sociologia