Filosofia da nova música

Filosofia da nova música Theodor Adorno


Compartilhe


Filosofia da nova música





A técnica dodecafônica e a atomização dos sons. Por que a dissonância é mais racional que a consonância? Schoenberg e Stravinski: Progresso? Restauração? O trabalho discute as questões propostas acima, por meio do estreito vínculo estabelecido entre ouvido musical, técnica e sociedade. Nele, forma e conteúdo em música são tratados a partir do interior de uma dialética da ilustração. Musicólogo, crítico literário, Theodor Adorno tem a sua obra ligada à ciência social nos termos de uma filosofia da cultura. Profundamente marcado por Hegel, componente do grupo de Frankfurt (W. Benjamin, Horkheimer e outros), o pensador alemão realiza, em termos absolutamente seus, radical crítica à sociedade de massa. Preciso, audaz.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Filosofia da nova música

Similares

(1) ver mais
Berg

Resenhas para Filosofia da nova música (2)

ver mais
LIVRO PARA MÚSICOS
on 12/11/11


Desisti. A primeira parte até que é legal, Theodor Adorno é bastante influenciado por Marx. Na segunda parte do livro ele comenta sobre a música de um compositor famoso que usa o que ele chama de método "dodecafônica" criticando em alguns pontos este compositor. O que torna o livro chatíssimo é ele tratar muito sobre teoria musical. PARECE UM LIVRO ESCRITO PARA PIANISTA. Sugiro para quem vá ler estude o mínimo de música e ouça as citadas pelo autor... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam2
Avaliações 3.9 / 15
5
ranking 27
27%
4
ranking 40
40%
3
ranking 27
27%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Carolcali
cadastrou em:
05/11/2009 14:24:05
Fernando
editou em:
02/07/2022 13:16:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR