Filosofia, ideologia e ciência social.

Filosofia, ideologia e ciência social. István Mészáros


Compartilhe


Filosofia, ideologia e ciência social.





Sétimo livro do filósofo húngaro István Mészáros publicado pela Boitempo Editorial, Filosofia, ideologia e ciência social traz ensaios que voltados para temas e problemáticas distintas como filosofia, análise literária e ciências sociais, explorados de maneira rica e complexa, a partir de seus contextos históricos e de uma perspectiva crítica.



A preocupação fundamental de Mészáros nesta obra é o esclarecimento do poder da ideologia e de seu papel no processo dos ajustes estruturais. Segundo o autor, as condições de dominação estão estreitamente ligadas à intervenção de poderosos fatores de ordem ideológica. Esta questão perpassa o livro, atuando como elo entre os textos que tratam de assuntos diversos.



A partir da análise de autores como Weber, Parsons, Keynes, Kant e Hegel, Mészáros procura identificar as configurações ideológicas presentes nas diferentes expressões de conscientização do conflito social. Trata-se de um esforço de investigação das características essenciais das várias formas de ideologia – religião, política e arte – rejeitando assim um suposto confronto positivista entre ciência e ideologia.

Originalmente publicado em 1986, a reedição de Filosofia, ideologia e ciência social faz parte da Coleção Mundo do Trabalho, tem tradução de Ester Vaisman e orelha de Ruy Braga.

Edições (1)

ver mais
Filosofia, ideologia e ciência social.

Similares

(3) ver mais
O poder da ideologia
Filosofia da Ciência Social
Para Além do Leviatã

Resenhas para Filosofia, ideologia e ciência social. (0)

ver mais
As complexidades de uma ciência
on 22/6/23


Este livro abriu os meus caminhos no que concerne o termo ideologia e suas dimensões objetivas e ideológicas de fato. A análise empreendida pelo autor relega o papel a uma critica anti-ideológica (no sentido revolucionário) à famosa tese do ?fim da ideologia?. Além de compor uma matéria de análise pelos principais sociólogos do século XX e dos seus problemas ?funcionais, técnicos e matemáticos?, constrói a base marxiana que é esquecida pelos vários cientistas sociais que compõe está ci... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Eduardo
cadastrou em:
03/02/2010 20:15:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR