Florence Nightingale

Florence Nightingale Pam Brown


Compartilhe


Florence Nightingale (Personagens que mudaram o mundo / Os Grandes Humanistas)


A história de uma mulher corajosa que estabeleceu as bases da moderna enfermagem




Florence Nightingale foi a fundadora da moderna enfermagem. Ela costumava ser apresentada como a santificada "senhora do lampião", movendo-se entre os feridos da guerra da Crimeia, em 1854. Mas ela foi muito mais. Florence era uma mulher corajosa, cheia de energia, cuja luta por melhores condições de atendimento nos hospitais ganhou o respeito em todo o mundo.
Por muitos anos a família a impediu de se tornar enfermeira, pois as enfermeiras tinham péssima reputação: eram tidas como a escória da sociedade, dadas a beber e a prostituir-se Florence Nightingale mudou tudo. Ela mergulhou em pesquisas pioneiras, tornando-se a maior especialista britânica em atendimento hospitalar. Enfrentou lideres militares e ministros de Estado que se opunham a suas reformas. Por cinqüenta anos trabalhou incansavelmente em prol tanto das enfermeiras quanto dos desvalidos da sociedade.
Ao morrer, havia conseguido uma grande transformação. Os hospitais estavam limpos e salvavam vidas. E a enfermagem tornou-se a profissão respeitada que hoje conhecemos.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Florence Nightingale

Similares

(1) ver mais
Mulheres e Médicas

Resenhas para Florence Nightingale (1)

ver mais
Dama do Lampião
on 27/9/17


Florence nasceu de uma família de renome - Neightngale - e não precisava trabalhar para sobreviver, sua família podia se dar o luxo de viajar pela Europa por sete meses seguidos com suas próprias carruagens e seus criados. Mais apesar da vida agitada que Florence levava entre bailes, concertos e chás, ela achava aquela existência enfadonha. Quando sua família retornou para Genebra Florence começou a entrar em contato com um mundo totalmente diferente daquela que ela habitava, um mundo... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 3.5 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Pato Donald
cadastrou em:
06/09/2012 01:30:22
Biblioteca.Lindaura
editou em:
22/08/2018 16:06:45