Fogo Pálido

Fogo Pálido Vladimir Nabokov


Compartilhe


Fogo Pálido





Fogo pálido (1962) é considerado o livro mais engenhoso e complexo de Vladimir Nabokov. Publicado depois de Lolita (1955), quando o autor já era conhecido mundialmente, o romance - originalmente escrito em inglês - tem estrutura de trama policial. Seu tema, porém, contrapõe-se ao tom detetivesco da narrativa: trata-se da análise de Fogo pálido, um poema de 999 linhas, dividido em quatro cantos, escrito pelo personagem John Francis Shade pouco antes de morrer. O poema, magistralmente traduzido em rima e métrica, é a primeira parte do romance. A segunda, transforma poesia em ficção: são os comentários sobre o poema formulados por um amigo de Shade, Charles Kinbote, o delirante narrador do romance.

Kinbote incentivara Shade a escrever Fogo pálido, que fala da vida do seu autor e da lendária terra de Zembla. Charles analisa trechos da obra e, de forma mirabolante, relaciona o texto a ele próprio - Charles, rei de Zembla. Humor irreverente e espírito crítico (inspirado na experiência do próprio Nabokov como professor nos Estados Unidos) combinam-se nessa paródia da literatura de suspense, uma parábola magistral sobre a tarefa da imaginação na crítica literária.

Romance / Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Fogo Pálido
Pálido fuego
Fogo Pálido
Fogo Pálido

Similares

(3) ver mais
Lolita
As Ondas

Resenhas para Fogo Pálido (8)

ver mais
Arte e Inteligência
on 10/3/09


Um dos livros mais originais que li. Inteligentíssimo, a obra revela um Nabokov muito acima do escândalo de "Lolita": um escritor fino, perspicaz e sutil, que transmite impressões com tal arte que nos deixa assombrados. A originalidade - o romance é todinho um comentário ao longo poema "Fogo pálido", ou melhor, um pretenso comentário, pois revela muito mais das idiossincrasias do comentador do que do poeta - não é simples recurso estilístico, não é pretensão de 'literatice' como alguns... leia mais

Estatísticas

Desejam130
Trocam8
Avaliações 4.0 / 205
5
ranking 40
40%
4
ranking 33
33%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

45%

55%

Helena
cadastrou em:
20/07/2009 21:37:23
Karina
editou em:
18/04/2017 23:58:04