Forças especiais

Forças especiais Diamela Eltit


Compartilhe


Forças especiais





Em Forças especiais, décimo romance de sua autora, a protagonista é uma jovem de um bairro periférico que se prostitui numa lan house, em meio a uma vida cheia de desgraças familiares. “Vou à lan house como mulher para procurar nas telas a minha comida. Todos se comem. Também me comem”. O pano de fundo é um conjunto de blocos habitacionais sitiado pelas forças especiais da polícia. Mas, num jogo de palavras triste e ao mesmo tempo desafiante, as forças especiais do título são também as necessárias para resistir, para sobreviver quando se vive nas margens da sociedade sob tantas formas de repressão e controle.

A violência e as marcas que ela deixa no corpo (também no “corpo social”) são habituais nos romances de Eltit, que constrói este inquietante texto a partir de todo tipo de materiais de demolição: a brutalidade, os desejos familiares frustrados, as doenças, os assédios da polícia (cuja presença é constante e faz todos os habitantes viverem atemorizados). Também é habitual em seus romances uma forma do obsceno que vai além de sua acepção sexual e se encarna, a palavra é justa, no horrível, no temível, no que se deve evitar ou esconder.

Neste livro triste e escuro, mas necessário, onde as vozes populares constroem o relato de um modo quase bíblico, castiga-se como na realidade e como (precisamente) no Antigo Testamento: com total dureza.

Mas, apesar de que os deserdados da terra sempre o serão, eles também tentam sobreviver dignamente (e de modo muitas vezes emocionante) num mundo de armas cada vez mais sofisticadas, com novas formas de matar. Convivem entre si, se interpõem ao destino, nunca são indiferentes. Mais ainda, conforme o romance avança, a inteligência e a lucidez da protagonista nos fazem nutrir alguma esperança.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Forças especiais

Similares


Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Jenifer
cadastrou em:
03/05/2021 22:25:53
Jenifer
editou em:
03/05/2021 22:26:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR