Formas do Nada

Formas do Nada Paulo Henriques Britto


Compartilhe


Formas do Nada


poemas




Desde o título, Formas do nada não deixa dúvida sobre o jeito de Paulo Henriques Britto praticar a poesia. O som aberto e incisivo dos “as” e a batida firme e séria do ritmo anunciam a pegada combativa de quem não está para contemplações ou devaneios.
Sofisticado em seu uso da rima e da métrica, o poeta faz exercícios para melhor estourar a forma clássica: “A realidade é um calhamaço insuportável?/ Tragam-me então resumos./ A vida que se leva é um filme inassistível?/ Vejamos só os anúncios.// São os limites do corpo intrusões malignas/ de um demiurgo escroto?/ O corpo não é preciso, e o espírito é impreciso:/ eu não é um nem outro”.
A inteligência busca o sentido das coisas e quase teme não encontrar nenhum. “Quase” porque o temor se transforma em força e desafio diante do ilimitado: o poeta, que se vê frágil e irredutível, trata de organizar o mundo com sua voz, com a qual captura o que talvez viva na sensação de vazio e sem sentido.
A poesia de Paulo Henriques Britto, permeada pelo humor irônico de quem quase não se permite ter esperança, opera uma prestidigitação impecável e engana o leitor: diz produzir “sofríveis simulacros de sentido”, mas na verdade produz vida palpável e sonora.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Formas do Nada

Similares

(6) ver mais
Tarde
Mínima Lírica
Agora Aqui Ninguém Precisa de Si
Rabo de baleia

Resenhas para Formas do Nada (7)

ver mais
formas do nada
on 27/5/12


Noutro dia, conversando com amigos em uma mesa de café improvisada na praça, em meio a algazarra de uma feira do livro morna e previsível, ouvi um punhado de histórias e reconheci aborrecido que o único pessimista ali era eu. Entre um sorriso hipócrita e o sarcasmo agressivo me perguntava: de onde tirar tal encantamento, alegria de viver, credulidade? Serão eles atores mais habilidosos que eu ou confrades de uma seita que alcançaram uma ilusão comum, porém satisfatória? Demorei um pouc... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam1
Avaliações 3.8 / 162
5
ranking 30
30%
4
ranking 36
36%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

49%

51%

Marcelo Souza
cadastrou em:
26/03/2012 18:11:18
andre
editou em:
30/04/2015 11:25:20