Foucault: Leituras da História da Loucura

Foucault: Leituras da História da Loucura Elisabeth Roudinesco


Compartilhe


Foucault: Leituras da História da Loucura





A publicação de "A história da loucura na idade clássica" foi, há trinta anos, um acontecimento marcante. De toda maneira que o releiamos nos dias de hoje, comprovaremos que trata-se de um livro que fez -- e faz -- época.



Os debates que suscitou são regularmente retomados por historiadores, filósofos, politicólogos, psiquiatras e psicanalistas. A riqueza do material histórico, a audácia das hipóteses postas em ação, o caminho percorrido (antes de mais nada, no pensamento do próprio Foucault), tudo isso justifica que queiramos agora, não fazer um balanço da obra ou celebrá-la -- e nem mesmo avaliar o que teria significado -- mas sim analisar no processo o que ela ainda nos faz pensar: a loucura, hoje e amanhã, em diversas instituições e disciplinas, e também para além delas -- as clausuras institucionais e disciplinares também foram temas de "A história da loucura".



Foi com esse espírito que se realizou, no dia 23 de novembro de 1991, o IXº Colóquio da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise. Como título "História da loucura, trinta anos depois", esse Colóquio foi aberto por Georges Canguilhem e reuniu contribuições de destacados especialistas das mais diversas áreas. Publicamos, nesta edição brasileira, os trabalhos de Elisabeth Roudinesco, René Major e Jacques Derrida, que iluminam, a partir de pontos de vista variados, a importância -- no passado e no presente -- da obra de Foucault.

Edições (1)

ver mais
Foucault: Leituras da História da Loucura

Similares

(1) ver mais
Galeria de Curiosidades Médicas

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Everton Azeredo Carvalho
cadastrou em:
03/02/2013 16:11:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR