Fracassou O Casamento Por Amor?

Fracassou O Casamento Por Amor? Pascal Bruckner


Compartilhe


Fracassou O Casamento Por Amor?





A invenção do casamento por amor deveria ser uma resposta às mazelas do casamento clássico: restabelecer a igualdade entre cônjuges, valorizar o sentimento mais do que a obrigação. Entretanto, há décadas, o número de casamentos vem diminuindo, o de divórcios disparando, o celibato se espalha e os filhos de pais separados se multiplicam. Com base em anos de pesquisa, Fracassou o casamento por amor?, de Pascal Bruckner, faz uma análise filosófica das questões envolvendo o matrimônio por amor.

Um dos pontos defendidos por Bruckner diz que a atual valorização do gozo, do desempenho, dos sentidos e dos sentimentos está, supostamente, em ebulição, revelando-se mais nocivo para a vida a dois do que as alianças de antigamente. Isso se deve ao fato de a razão, hoje, estar em segundo plano.

Em Fracassou o casamento por amor?, sente-se, também, vibrar a angústia desse drama atual e banalizado em que se transformou a separação. As práticas matrimoniais contemporâneas, baseadas no amor único, multiplicaram-no de modo exponencial – sem torná-lo menos doloroso. Segundo o autor, a recusa de ser adulto e o medo de ser cruel ao abandonar o outro mantêm as pessoas inertes na vida.

Pascal Bruckner faz parte de uma tradição literária, notadamente francesa, ilumina a face sombria do amor. Sem adotar um tom sarcástico, insiste nas ameaças do amor e do capricho nesses tempos de permissividade, e nos limites e na ponderação que cada um deveria impor a si próprio. O resultado, definitivamente, convence.

Edições (1)

ver mais
Fracassou O Casamento Por Amor?

Similares

(1) ver mais
A Tirania da Penitência

Resenhas para Fracassou O Casamento Por Amor? (1)

ver mais
Lucidez sem amargura
on 6/11/14


O livro contém uma série de pequenos ensaios sobre as agruras do casamento em diferentes contextos - desde o contrato de interesses às aproximações (e afastamentos) motivadas pela paixão. Passa longe do conselho pró acomodação às tendências gerais mas também não instiga ilusões inúteis sobre o que se pode esperar do convívio inerente ao casamento. Cada pequeno ensaio traz uma abordagem capaz de remover a película de verniz que altera a natureza mais real da interação entre seres human... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Marcos
cadastrou em:
04/07/2013 13:38:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR