Fragmentos Completos

Fragmentos Completos Safo


Compartilhe


Fragmentos Completos





Nascida na ilha grega de Lesbos, Safo viveu entre os séculos VII e VI a.C., e a qualidade de sua poesia, elaborada para o canto ao som da lira, fez com que o culto a seu nome permanecesse vivo até os dias de hoje. Como pouco se sabe sobre a vida da poeta, cada época projetou em sua figura suas próprias aspirações, de musa da poesia romântica a ícone do amor livre e da afirmação feminina.
No período helenístico, quase trezentos anos após sua morte, sua obra foi recolhida e organizada em nove livros, cada um segundo uma métrica específica, pelos sábios da Biblioteca de Alexandria, e Safo foi incluída na plêiade dos maiores poetas líricos gregos. Entretanto, todos os livros se perderam, e a obra de Safo só sobreviveu por meio de pedaços de papiros e citações em tratados antigos, além de outros registros esparsos, tendo restado um único poema na íntegra, o chamado "Hino a Afrodite".
O presente volume, bilíngue, organizado, traduzido, apresentado e anotado por Guilherme Gontijo Flores, poeta, tradutor premiado e professor de Letras Clássicas da UFPR, reúne toda a produção de Safo que se conhece até hoje, incluindo um poema encontrado em 2004 e dois poemas recém-descobertos em 2014. Para isso, o tradutor realizou um trabalho inédito, compilando as contribuições dos maiores especialistas na autora grega, de modo a produzir o conjunto mais completo possível dos fragmentos sáficos - tudo isso aliado à recriação poética em alto nível de cada pequeno trecho que chegou até nós. O resultado, que incorpora até graficamente as lacunas e os silêncios desse corpus, oferece ao leitor uma visão renovada dessa que é talvez a maior poeta da Antiguidade.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Fragmentos Completos

Similares


Resenhas para Fragmentos Completos (2)

ver mais
on 27/11/17


Trabalho excepcional do Guilherme Gontijo Flores esta obra é a edição definitiva sobre Safo no Brasil, fruto de um estudo filológico detalhado que deixam boquiabertos filólogos e estudiosos de poesia, como bem amantes da cultura grega em geral. O único porém são os fragmentos de algumas poesias de Safo, estes tão ínfimos que nem podemos saber do que se trata, mas isso, claro, não é um problema editorial e que não impede de efetivamente estarmos diante de uma grandiosa obra poética e fi... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 11
5
ranking 64
64%
4
ranking 27
27%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
07/07/2017 16:05:27