Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro

Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro Deivison Mendes Faustino


Compartilhe


Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro





Há mais de cinco décadas de seu falecimento, Frantz Fanon, publicado em diversos países e analisado por destacados estudiosos do pensamento crítico contemporâneo, é, sem dúvidas, um dos intelectuais negros mais importantes do século XX, que atuou como psiquiatra, filósofo, cientista social e militante anti-colonial.

Sua obra influenciou movimentos políticos e teóricos em todo o mundo e suas reflexões seguem reverberando em nossos dias como referência obrigatória em diversos campos de estudo. Por isso, em Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro, Deivison Mendes Faustino apresenta a trajetória política e teórica de Fanon desde a sua infância na Martinica até a sua participação nos movimentos de libertação na África. Trata-se de uma rigorosa investigação, em que a obra do intelectual martinicano é revisitada com vistas à sua biografia, de forma a oferecer ao leitor brasileiro um panorama mais amplo a respeito do contexto e dos dilemas enfrentados por Fanon no momento de cada escrito seu.

O presente ensaio aqui apresentado é, nesse sentido, corolário de uma séria atividade intelectual e se constitui como uma fundamental contribuição para o debate sobre a presença do pensamento negro e sua resistência política e intelectual na sociedade contemporânea. Que seja este, portanto, um livro para ler e refletir.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro

Similares

(7) ver mais
A disputa em torno de Frantz Fanon
Por uma revolução africana
Revolução Africana
Frantz Fanon e as encruzilhadas

Resenhas para Frantz Fanon – um revolucionário, particularmente negro (2)

ver mais
Frantz Fanon um revolucionário particularmente negro.
on 8/7/21


Um livro com um toque bibliográfico mas que adentra conceitos e aspectos importantes das contribuições de Frantz Fanon durante a sua trajetória enquanto intelectual que revolucionou os estudos sobre colonialismo e negritude. É imprescindível saber sobre o espaço e tempo em que Fanon construiu seus escritos e o Deivison Faustino faz isso de forma ética e respeitosa com a história do Fanon. ?[?] a morte está sempre conosco e que o importante não é saber como evitá-la, mas sim a certez... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 19
5
ranking 79
79%
4
ranking 21
21%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Carol
cadastrou em:
16/01/2019 12:06:35
Jenifer
editou em:
08/12/2020 19:22:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR