Freud

Freud Peter D. Kramer


Compartilhe


Freud


Criador da mente moderna




Conhecido como “o pai da psicanálise”, Sigmund Freud deu impulso à “cura pela fala” e mapeou o inconsciente humano. Porém, apesar de Freud ter se comparado a Copérnico e a Darwin, é problemática sua história como médico clínico. Os historiadores têm averiguado que, freqüentemente, Freud distorcia o curso e o resultado de seus tratamentos para que os fatos casassem com suas teorias. Hoje, o legado de Freud não está claro, com os comentaristas polarizados entre defensores e ferozes detratores.



Peter D. Kramer, psiquiatra e autoridade norte-americana em saúde mental, nos oferece um retrato novo desta personalidade controversa, da qual é ao mesmo tempo crítico e admirador. Kramer reconhece que, apesar de grande parte do pensamento de Freud ter se tornado ultrapassado, a disciplina por ele inventada já é uma parte permanente de nossa cultura, tendo transformado a maneira pela qual nós nos vemos. Fazedor de mitos, contador de histórias, Freud foi um escritor cujos livros irão sobreviver entre os cânones de nossa literatura. O resultado da investigação de Kramer é nada menos do que um novo clássico da história de Freud, conduzido por um mestre moderno de seu pensamento.

Edições (1)

ver mais
Freud

Similares

(2) ver mais
Médicos do Espírito: A História da Psiquiatria
Dossiê Freud

Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 3.4 / 15
5
ranking 20
20%
4
ranking 33
33%
3
ranking 20
20%
2
ranking 20
20%
1
ranking 7
7%

36%

64%

Dougs
cadastrou em:
16/11/2009 12:39:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR