Frida: a biografia

Frida: a biografia Hayden Herrera


Compartilhe


Frida: a biografia





Todo mundo conhece Frida Kahlo, cuja imagem, de olhar complexo sob sobrancelhas espessas, cabelos negros e roupas coloridas, é quase tão difundida quanto a de Che Guevara. Todo mundo sabe que sofreu um gravíssimo acidente na juventude, que foi casada com o grande muralista Diego Rivera, e que foi amante de Leon Trotsky. Todo mundo sabe que tinha ideias radicais em política e hábitos modernos na vida, que pintava de modo radicalmente pessoal, e que teve uma existência tão tumultuada quanto o século XX em que viveu. O que poucos sabem é que tudo o que quase todo mundo sabe sobre Frida Kahlo está longe de resumir sua vida, ou de revelar a mulher por trás do ícone da arte latino-americana moderna.

Finalmente traduzida para o português, Frida – a biografia foi um dos grandes impulsionadores do revival da artista nos Estados Unidos e em todo o mundo a partir de 1983. Como sintetizou a crítica, “Por meio de sua arte, Kahlo fez de si mesma uma artista e um ícone; por meio desta biografia, ganhou também dimensão humana”. Escrito por Hayden Herrera, reconhecida historiadora da arte, o livro traz, além da intimidade da história de Frida, detalhadas descrições e interpretações dos quadros de Kahlo, escritas com o rigor e a acuidade de uma especialista, mas também com a clareza, a fluidez e a sedução de uma amante dessa arte.

VIDA INCOMUM
Frida Kahlo foi uma pessoa extraordinária que viveu em tempos agitados. Cresceu em plena Revolução Mexicana e morreu no início da Guerra Fria, foi contemporânea de todas as vanguardas da primeira metade do século XX e conviveu com grandes nomes da política, da arte e da literatura. Frida destacou-se entre os artistas deste período ao abraçar as constantes transformações do atribulado século XX e inseri-las mais do que em sua obra, em sua vida.

A personagem que ela criou para si mesma, e encarnou à perfeição, gerou dois grandes efeitos: tornou sua pessoa mais famosa que sua obra, e fez com que sua história, na intimidade dos detalhes, dos fatos e dos afetos, fosse pouco conhecida. Se sua pintura é hoje admirada e respeitada em todo o mundo, a própria Frida Kahlo é descoberta por inteiro nesta biografia.

[Sobre a Autore]: Hayden Herrera é historiadora, curadora e professora de história da arte, especializada em arte latino-americana, que lecionou na Universidade de Nova York. Colaborou com importantes publicações, entre as quais New York Times, Art in America, Art Forum e Connoisseur. Vive em Nova York.

Artes / Biografia, Autobiografia, Memórias / Comunicação / Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Frida: a biografia

Similares


Resenhas para Frida: a biografia (0)

ver mais
FRIDA – A BIOGRAFIA – de Hayden Herrera

Não sei se esta biografia teve a pretensão de ser definitiva uma vez que se intitula “A” Biografia. Sua escrita certamente foi bastante trabalhosa tendo em vista a quantidade de pesquisas referenciadas, de pessoas entrevistadas e de pontos amarrados. Não estou dizendo que não gostei. Mas definitiva? Impossível. Um exemplo é que este livro foi lançado em 1983 e alguns anos depois, em 2014, na desinterdição de um banheiro da casa em que Frida viveu seus últimos tempos vieram a públic... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 14
5
ranking 71
71%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

15%

85%

João gregorio
cadastrou em:
11/12/2016 09:05:11
orffeus
editou em:
12/12/2016 12:39:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR