Fundo falso

Fundo falso Mônica de Aquino


Compartilhe


Fundo falso





Ao tratar de questões tão diferentes entre si como os mitos gregos caros à tradição literária (Penélope, Ulisses, as Parcas), as memórias familiares e a relação dos poemas com o mundo concreto (“matéria bruta”) dos objetos cotidianos, Mônica de Aquino arma seu jogo sutil, expõe as raízes meditativas de sua lírica: cada poema parece propor um desafio ao leitor, que terá de se movimentar no livro entre o rigor dos versos de cortes secos e a música áspera que antes sobressalta do que enleva. Nada está ali para acolher quem chega, mas muitos são os sinais de chamado, as estratégias de sedução lançadas pela poesia em questão.

A reflexão delicada que os poemas, quase sempre curtos, oferecem contém uma espécie de senha constante, elemento que se repete várias vezes, refratado em distintos assuntos: a destruição é o motor desse livro. A condição feminina, as frustrações amorosas e os jogos do desejo, as leituras do mundo e da tradição, a linguagem mesma, enfim, com que se constroem os versos: tudo no universo de Fundo falso está submetido ao escrutínio da razão e à força dos afetos. Daí a crítica, a demolição geral de valores, imagens e lugares-comuns – trabalho de esgarçamento feito sempre numa linguagem precisa, dura e encantatória em medidas difíceis de precisar.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Fundo falso

Similares


Resenhas para Fundo falso (1)

ver mais
on 2/7/18


"AINDA se lembra dos ratos esmagados na bota do avô. Recém-nascidos, eram massa frágil, sem distinção de pele e ossos. Macios como a moleira dos bebês. Não viu os olhos da neta mecânico em seu gesto de aniquilar. O pai capturava uma rata. Foi incapaz de matá-la. O animal recusava a fuga contornava a cria e nos olhava, quase humano. O homem acomodou os filhotes numa caixa, sobre um pedaço de pano, levou-os para longe dos olhos da casa. Um homem sem vocação para o no... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

rafael montenegro-fausto
cadastrou em:
13/05/2018 11:10:31