Ganhadores

Ganhadores João José Reis


Compartilhe


Ganhadores


A greve negra de 1857 na Bahia




Um retrato original da Bahia no século XIX, num livro cheio de movimento e vozes, sobretudo da gente negra.

Em Ganhadores, o historiador João José Reis reconstitui a história dos negros de ganho, ou ganhadores, protagonistas de uma insólita greve que paralisou o transporte na capital baiana durante vários dias em 1857. Esses trabalhadores escravizados, libertos ou livres, todos africanos ou seus descendentes, se organizavam em grupos de trabalho e percorriam a cidade de cima a baixo fazendo todo tipo de serviço, sobretudo o carrego de pessoas e objetos ou a venda de alimentos e outras mercadorias.

Em 1857, porém, a Câmara Municipal baixou uma postura impondo-lhes medidas que combinavam arrocho fiscal e controle policial. Mas os ganhadores, que já viviam dia e noite sob a vigilância e a violência de autoridades, senhores e “cidadãos de bem”, não se deixariam abater. O resultado foi a primeira mobilização grevista no Brasil a paralisar todo um setor vital da economia urbana.

Baseado em ampla investigação em documentos escritos, impressos e iconográficos, Ganhadores é um livro revelador e essencial para se compreender a intrincada rede de relações sociais, econômicas e culturais que estruturava a sociedade baiana do século XIX, ancorada na instituição da escravidão e caracterizada por um sistema de controle baseado numa economia de favores e domínio paternalista. Se o episódio de resistência aqui narrado trata mais especificamente da Bahia do século XIX, ele tem muito a dizer sobre as relações e opressões sociais e raciais no Brasil de hoje.

História do Brasil / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Ganhadores

Similares

(1) ver mais
Tenda dos Milagres

Resenhas para Ganhadores (3)

ver mais
Ganhadores
on 22/8/20


A leitura de Ganhadores me levou à Bahia do século XIX, fiquei impressionado com a antiguidade da resistência escrava e negra, mas também com a precarização do trabalho no Brasil, uma discussão que hoje poderia ser trazida pela questão dos "entregadores" de aplicativo (Uber, 99, Rappi, iFood...). Estes trabalhadores seriam os ganhadores nos dias de hoje? O livro também me leva a entender que existem muitas camadas de história em uma cidade: conhecer a Bahia de hoje entendendo o que foi... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam2
Avaliações 4.8 / 7
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Jenifer
cadastrou em:
12/06/2019 09:28:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR