Gato preto em campo de neve

Gato preto em campo de neve Erico Verissimo


Compartilhe


Gato preto em campo de neve





Em janeiro de 1941, como parte do programa de Boa Vizinhança instituído pelo governo norte-americano, Erico Verissimo embarca no vapor Argentina para passar três meses nos Estados Unidos. Diz ao oficial da alfândega que pretende "viajar, ver pessoas e coisas" e, "se não houver outro remédio", fazer conferências.

Que país o escritor brasileiro encontra? Os jornais americanos perguntam aos leitores se o governo deve ajudar a Grã-Bretanha contra Hitler, Washington exibe uma segurança frouxa - é possível entrar na Casa Branca como "quem entra num lugar público" - e Hollywood se mostra uma "cidade murada e proibida". Os americanos desconhecem o Brasil, e Erico não se surpreende quando, para agradá-lo, alguns salpicam na conversa termos como fiesta e adiós.

A cultura e a política americanas são tratadas com humor, faro jornalístico e olho de romancista. Erico também fala da miséria e da segregação racial. Percorre o país de costa a costa e conhece grandes escritores e artistas, como Thomas Mann, Somerset Maugham, Orson Welles, Walt Disney e Alfred Hitchcock.

Para seu autor, este livro é o "relato simples e objetivo de um passeio que foi, antes de mais nada, o feriado dum contador de histórias". Com a graça e a leveza típicas de um gostoso repouso momentâneo, Gato preto em campo de neve mostra um povo e uma nação pelos olhos de um romancista.

História / Literatura Brasileira / Não-ficção / Política / Turismo e Viagens

Edições (6)

ver mais
Gato preto em campo de neve
Gato preto em campo de neve
Gato Preto em Campo de Neve
Gato Preto em Campo de Neve

Similares

(11) ver mais
Olhai os lírios do campo
A VOLTA DO GATO PRETO
Israel em abril
México

Resenhas para Gato preto em campo de neve (2)

ver mais
...oq dizer sobre esse livro
on 31/3/21


Eu n gostei mt. No começo eu achei q eu ia amar, mas n é bom assim n O cara vai pro Estados Unidos e tipo sla... eu acho q eu achei mt detalhista pq ele chegava nas casa e ficava falando como era a madeira, um ou outro quadro e essas coisas sendo q eu queria saber de outras sabe? Dos ligares, das pessoas, de como era o eua em si naquela época. Mas em tese n é um livro ruim... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 3.7 / 111
5
ranking 23
23%
4
ranking 36
36%
3
ranking 31
31%
2
ranking 10
10%
1
ranking 1
1%

27%

73%

girino
cadastrou em:
16/01/2009 09:06:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR