Gaudete et Exsultate

Gaudete et Exsultate Papa Francisco


Compartilhe


Gaudete et Exsultate (A voz do Papa)





Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai) é a terceira Exortação Apostólica do Papa Francisco. Conforme adverte o Papa, o objetivo da Exortação é humilde e não pretende ser "um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções", e sim uma maneira de "fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade", indicando "os seus riscos, desafios e oportunidades".
As Bem-aventuranças (Mt 5,3-12) ocupam o centro do terceiro capítulo pois, conforme afirma Papa Francisco, com este discurso Jesus "explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo". No capítulo quarto, são elencadas as características principais no caminho da santidade: "suportação, paciência e mansidão", "alegria e senso de humor", "ousadia e ardor", "em comunidade" e "em constante oração".
No quinto e último capítulo, o Papa ressalta a importância da luta, vigilância e discernimento, em uma época "que oferece enormes possibilidades de ação e distração". Nos cinco capítulos do documento, Francisco segue a linha de seu pontificado: uma Igreja encarnada, misericordiosa e próxima ao Cristo sofredor.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Gaudete et Exsultate

Similares

(6) ver mais
Evangelii Gaudium
AMORIS LAETITIA
Lumen Fidei
Carta Encíclica Laudato Si’ (Louvado Seja)

Resenhas para Gaudete et Exsultate (4)

ver mais
on 13/4/18


Considero a Exortação Apostólica escrita por Papa Francisco Gaudete et Exsultate o ponto mais alto que o Papa chegou em seus escritos até agora. Uma Exortação simples, com escritos que vão direto ao coração. O chamado a Santidade é simples e universal. Três pontos me chamaram muito a atenção, que foi a fala sobre o gnosticismo e pelagianismo, o cuidado do Papa com a vida de oração e o silêncio e o zelo com as bem aventuranças como modelo de Santidade. Para um católico atual, é quase ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 50
5
ranking 76
76%
4
ranking 22
22%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Carlos
cadastrou em:
12/04/2018 11:45:33
Júnior
editou em:
24/05/2018 15:40:47