Genealogia da Moral

Genealogia da Moral Friedrich Nietzsche


Compartilhe


Genealogia da Moral


Uma Polêmica




Escrito como complemento a "Além do bem e do mal", este livro é composto de três ensaios ("'Bom e mau', 'bom e ruim'; "'Culpa', 'má consciência' e coisas afins"; "O que significam ideais ascéticos?") que, sob ângulos diversos, tratam da origem dos nossos conceitos morais. Interpretando a evolução da ética como uma história da crueldade, Nietzsche critica as mais caras ideologias da tradição religiosa e filosófica ocidental - a compaixão, a igualdade, a crença na verdade - e expõe algumas de suas teses mais importantes e controversas.

Friedrich Nietzsche, em Ecce Homo, 1888: "As três dissertações que compõem esta Genealogia são, no que toca a expressão, intenção e arte da surpresa, talvez o que de mais inquietante até agora se escreveu. Dionísio, como se sabe, é também o deus das trevas. A cada vez um começo calculado para desorientar, frio, científico, irônico mesmo, intencionalmente temporizador. Aos poucos, mais agitação; relâmpagos isolados; verdades bem desagradáveis anunciando-se ao longe com surdo zumbido - até ser enfim alcançado um tempo feroce em que tudo se lança adiante com tremenda tensão. No final, a cada vez, entre detonações terríveis inteiramente, uma verdade nova se faz visível em meio a espessas nuvens."

Título original: "Zur Genealogie der Moral. Eine Streitschrift" (1887).

Tradução direta do alemão, posfácio e notas de Paulo César de Souza.

Esta edição inclui o ensaio "Fado e história" (1862).

Filosofia

Edições (13)

ver mais
A genealogia da moral
Genealogia da Moral
Genealogia da moral
Genealogia da Moral

Similares

(11) ver mais
DICIONÁRIO NIETZSCHE
Além do Bem e do Mal
Humano, Demasiado Humano
A origem da tragédia

Resenhas para Genealogia da Moral (19)

ver mais
Meu primeiro livro de Nietzsche, valeu a pena!
on 14/3/11


Depois de um tempo querendo ler Nietzsche, consegui este livro emprestado e o li. Trata-se de um livro bem reflexivo, que me fez refletir bastante sobre o "bem e o mal", "bom e malvado", ideais ascéticos e tudo mais que Nietzsche foi colocando. É um daqueles livros que eu pretendo reler um dia, também. Valeu a pena, Nietzsche não me decepcionou! Foi ainda além do que eu imaginava. Espero aprender ainda mais (e imagino que irei, e muito) nos próximos livros que lerei escritos por ele.... leia mais

Vídeos Genealogia da Moral (1)

ver mais
A genealogia da Moral

A genealogia da Moral


Estatísticas

Desejam276
Trocam21
Avaliações 4.3 / 1.121
5
ranking 53
53%
4
ranking 31
31%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

58%

42%

EvertonAC
cadastrou em:
24/09/2009 01:54:17