Quando falamos ou escrevemos, seja em que situação for, estamos sempre produindo algum gênero textual. Essa constatação, por mais óbvia que possa parecer, não vinha sendo levada em conta pelos manuais de ensino de língua. Na realidade, embora tenhamos certa competência tipológica intuitiva para a produção de gêneros textuais, essa habilidade pode e deve ser analisada, treinada e ampliada. É precisamente a imperdoável lacuna nessa área que a presente coletânea de ensaios busca preencher com subsídios teóricos e sugestões de trabalho em várias direções na análise de múltiplos gêneros textuais, nos diversos meios de comunicação. Aqui, o professor de português, o estudioso da língua, os comunicadores e todo leitor preocupado em conhecer como se constituem e funcionam os gêneros textuais têm uma preciosa fonte de estudo e consulta. Assim, esta obra, única entre nós na especialidade, colabora de maneira substantiva com a última greação de manuais de ensino na perspectiva textual-discursiva, que concebe a língua como atividade interativa de caráter social, histórico e cognitivo.
Didáticos / Técnico