GenÉtica

GenÉtica Mayana Zatz


Compartilhe


GenÉtica


Escolhas que nossos avós não faziam




Tanto quanto os genes, a ética é parte necessária da genética, parece dizer a própria palavra. Genética: gene e ética. Porque pesquisar os genes é aprender a manipular os genes, e manipular os genes é manipular a matéria da vida. Simples assim. Complicado assim. Em todo caso, inevitável, pois o conhecimento não é como o famoso gênio da lâmpada, que sempre pode retornar a ela, mas de um modo mais prosaico e mais real -, uma vez exposto, não há como colocá-lo de volta. A genética e as questões práticas e morais que provoca vieram para ficar. Elas farão parte de nosso dia a dia.

Daí a importância de um livro como este, diretamente proporcional à relevância e às implicações dos assuntos que aborda, e ao impacto potencial de suas consequências para nossas vidas, tanto em termos práticos quanto de visão de mundo. Da lista de seus capítulos emerge, então, um quadro sinótico, senão de um admirável mundo novo, de uma parte tão admirável quanto nova de nosso próprio mundo: paternidade ou o direito de não saber, confidencialidade, diagnóstico pré-natal, gêmeos, trigêmeos e mais... menino, menina.

E o que você faria se pudesse escolher; embriões salvadores, projeto genoma, loira ou morena, alta ou baixa, atleta ou cientista, pesquisas com células-tronco, bancos de cordão umbilical, testes de DNA na farmácia, clonagem e o que nos reserva o futuro. E já nos envolve o presente, numa discussão que implica, acima de tudo, em escolhas. Escolhas culturais, escolhas políticas, escolhas jurídicas, escolhas familiares, escolhas pessoais. Em todo caso, escolhas obrigatórias. De um tipo que nossos avós não podiam fazer, e que nós não poderemos evitar. Melhor começar a se informar.

Edições (1)

ver mais
GenÉtica

Similares

(1) ver mais
Genômica e Evolução

Resenhas para GenÉtica (4)

ver mais
on 28/12/11


Deveria ser leitura obrigatória para todos envolvidos na discussão de leis ou diretrizes bioéticas! De forma simples e isenta, apresenta questões sobre as quais está mais que na hora de pensarmos, pois não diz respeito apenas a cientistas, médicos ou pessoas que possuem doenças graves, mas a todos nós. Tudo isso, tratado por uma autora com característica tão paradoxal quanto única: ser uma cientista de altíssimo nível e reconehcimento mundia e, ao mesmo tempo, um ser humano sensível às... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam5
Avaliações 4.3 / 234
5
ranking 53
53%
4
ranking 30
30%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

29%

71%