Gente independente

Gente independente Halldór Laxness


Compartilhe


Gente independente





Um dos maiores épicos da literatura islandesa, Gente independente conta a saga de Gudhbjartur Jonsson, camponês que, após trabalhar dezoito anos para o intendente de Myri, consegue dar entrada na compra de seu próprio terreno e se livra da servidão, tornando-se proprietário da Casa Estival. No espaço recém-adquirido ele passa a viver com Rósa, sua esposa, que teme as lendas sobre possíveis assombrações que infernizam a vida dos moradores do lugar: segundo as mais antigas crônicas do país, o território que eles habitam é assombrado pelos fantasmas de Kólumkilli - feiticeiro de grande reputação e líder dos irlandeses que conquistaram a região no passado - e de Gunnvör, mulher-vampira que ali morara anos antes da construção da Casa Estival. Turrão, Jonsson se mantém alheio às crendices e luta por sua independência.

Originalmente publicado em 1934, chega ao Brasil Gente independente, clássico da literatura moderna que valeu ao islandês Halldór Laxness o Prêmio Nobel de Literatura de 1955.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Gente Independente
Gente Independente
Gente independente

Similares

(3) ver mais
O Templo do Pavilhão Dourado
O lugar sem limites
Fome

Resenhas para Gente independente (1)

ver mais
Fascinante, duro e doído.
on 6/8/12


Há pouco li meu primeiro livro cuja história se passa na Groenlândia. Este é o primeiro sobre a Islândia. Acompanhar a saga de Bjartur ,no começo do século XIX na sua recém adquirida propriedade, é realmente fascinante.Sua obsessão de ser um homem independente, não dever para ninguém e pôr suas ovelhas à frente da própria família e de seu conforto é muito doído. Ao mesmo tempo que ficamos fascinados com sua rudeza,seu trabalho de dezesseis horas ao dia,e seu caráter, o detestamos... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam1
Avaliações 4.3 / 18
5
ranking 56
56%
4
ranking 22
22%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Helena
cadastrou em:
21/07/2009 21:24:18
Jenifer
editou em:
28/09/2019 22:20:31