Gente Pobre

Gente Pobre Fiódor Dostoiévski




Gente Pobre (Coleção Leste)





Primeiro romance de Dostoiévski, 'Gente Pobre' (1846) não é apenas um prenúncio do que o autor de 'Crime e Castigo' faria no futuro. Nele já se encontra um escritor com domínio pleno do seu ofício, a ponto de Bielínski, principal crítico da época, ver na obra "mistérios e caracteres da Rússia com os quais ninguém até então havia sequer sonhado" e "a primeira tentativa de se fazer um romance social" no país.

Partindo das experiências de Púchkin, em 'O Chefe da Estação', e Gógol, em 'O Capote', que deram ao homem comum uma nova roupagem literária, Dostoiévski criou uma narrativa epistolar que subverteu o gênero por completo e foi imediatamente aclamada pelo público, fazendo de seu autor, praticamente da noite para o dia, um escritor consagrado.

Pela troca de cartas entre Makar Diévuchkin, funcionário menor de uma repartição pública de Petersburgo, e sua vizinha Varvara Alieksiêievna, uma jovem órfã injustiçada, o leitor acompanha de perto as pequenas alegrias e os constantes sofrimentos dos dois personagens. Com seu talento fora do comum, Dostoiévski explora a fundo as variações de tom e tratamento, de saltos e encadeamentos na ação, para dar voz a um universo comovente de afetos e valores, que a tradução de Fátima Bianchi soube tão bem captar.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
Gente Pobre
Gente Pobre
Gente Pobre
Gente Pobre

Similares

(4) ver mais
O ADOLESCENTE
Uma História Desagradável
Khadji-Murát
Liev Tolstói - Contos Completos

Resenhas para Gente Pobre (40)

ver mais
“Lembre-se de que pobreza não é defeito”
on 2/11/11


Gente Pobre é primeiro romance de Dostoiévski e como todo gênio, seja o primeiro livro ou o último, todos são bons, mesmo sendo epistolar, conseguimos nos transportar para o cotidiano dos miseráveis, dos pobres, dos humildes em seu dia-a-dia na antiga Petersburgo. O livro tem tantas poucas páginas, com tanto conteúdo: a pobreza sempre acompanhada com doenças. Makar e Varvara os dois personagens principais, tem em comum o bullying, este sofre na infância no in... leia mais

Vídeos Gente Pobre (6)

ver mais
Resenha #77 Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévski |#Dostôesselindo

Resenha #77 Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévsk

Gente Pobre - Fiódor Dostoiévski

Gente Pobre - Fiódor Dostoiévski

Resenha: Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévski

Resenha: Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévski

#41-L - Gente Pobre - Dostoiévski

#41-L - Gente Pobre - Dostoiévski


Estatísticas

Desejam427
Trocam2
Avaliações 4.2 / 1.008
5
ranking 42
42%
4
ranking 40
40%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Helena
cadastrou em:
21/01/2009 22:00:15
VINICIVS
editou em:
03/01/2017 01:21:37