Glória

Glória Victor Heringer


Compartilhe


Glória





A crônica de uma família no Rio de Janeiro que compartilha o humor particular e o desgosto genético.

Glória conta a história dos Alencar Costa e Oliveira, uma "família de doentes imaginários". Eles se comunicam com chistes, tiradas, diálogos zombeteiros. Falam o oposto do que querem dizer ou repetem as mesmas frases até que passem a ter outro sentido. Neste caso, o bordão oficial da casa quando algo dá errado – a comida queima no forno, os filhos não param quietos – é "Deus é, era, gago". Serve, como se vê, para quase todas as situações.

Além do humor idiossincrático, os Alencar Costa e Oliveira têm outra característica em comum. Ninguém da linhagem morre de doença ou de acidente. A melancolia aguda, fatalidade que se repete de geração em geração, é a maldição que paira sobre o sobrenome. Esta talvez seja a única tradição da família: a causa do óbito, invariavelmente, é o desgosto.

Com erudição, graça e inventividade, Victor Heringer traça o destino de três irmãos – Daniel, Abel e Benjamin –, misturando referências literárias e notas de rodapé improváveis. Neste livro nonsense e engenhoso, o estilo à la Machado de Assis se funde ao cotidiano carioca do século XXI, quando as formigas invadem o bairro da Glória e os personagens frequentam uma sala de bate-papo virtual em que a palavra de ordem é a ironia.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Glória
Glória

Similares

(6) ver mais
outono azul a sul
O Amor dos Homens Avulsos
Automatógrafo
Lígia

Resenhas para Glória (18)

ver mais
Eu entendo quem o odiou e entendo quem o amou
on 20/8/20


Eu entendo quem deu nota máxima e quem deu nota mínima para o livro. A obra em fluxo de memória é praticamente um monólogo, uma prolaxia, uma verborragia. O autor ao contar a história da família tenta buscar caminhando pelo escrita a epifania. E este é o charme da obra. Não a nada de errado em escrever uma história e nela não existir um ideia que a releve ao patamar de brilhante. É nesse cotidiano em que tudo parece besteira e morno, em que personagens ficcionais buscam aquela meta de ... leia mais

Estatísticas

Desejam125
Trocam3
Avaliações 4.1 / 206
5
ranking 44
44%
4
ranking 39
39%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

44%

56%

Pedro
cadastrou em:
11/08/2018 20:59:18
Jenifer
editou em:
25/08/2021 19:34:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR