Golpes na História e na Escola

Golpes na História e na Escola André Roberto de A. Machado...


Compartilhe


Golpes na História e na Escola


O Brasil e a América Latina Nos Séculos XX e XXI




O livro que você tem em mãos nasce da compreensão de que o ano de 2016 não pôs em xeque no Brasil apenas a sua democracia, mas também a nossa concepção de História como área do conhecimento e, assim, socialmente reconhecida. Em alguma medida, é uma tentativa dos historiadores de pôr em evidência a característica eminentemente conflitiva dos processos históricos no Brasil. Vai na direção oposta de uma academia que construiu uma História do Brasil em que os grandes impasses sempre foram solucionados por um acordo “entre os de cima”. Aqui, ao contrário, se evidenciam também as rupturas, as resistências e os projetos que foram derrotados. A vitória de grupos poderosos não é sinônimo de processos sem conflitos, sem resistências. Esse é um aprendizado também deste tempo.

"Como compreender a realização de dois processos de impeachment de presidentes do Brasil em um período menor que 30 anos? Como lidar com a incômoda coincidência de atores e instituições que protagonizaram não só o golpe de 2016, mas estiveram igualmente presentes na deposição de João Goulart em 1964 ou mesmo na desestabilização final do governo de Vargas em 1954? O que isso indica sobre a história da democracia no Brasil?"

Com essas questões em mente – e muitas outras - os historiadores André Roberto Machado e Maria Rita de Almeida Toledo organizaram "Golpes na História e na Escola: o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI", que será lançado nesta terça-feira (27 de julho), durante o 29° Encontro Nacional de História – ANPUH 2017 – na Universidade de Brasília.

Reunindo artigos de treze historiadores nacionais e do exterior, o livro é uma "interpretação recente da história política brasileira sob uma mirada instigante produzida por uma jovem geração de historiadores", conforme explica Circe Fernandes Bittencourt, presidente da ANPUH/SP, na apresentação da obra.

Com foco nos séculos XX e XXI, "Golpes na História e na Escola" é dividido em duas partes. Na primeira, com importantes reflexões sobre 2016, são analisadas as rupturas da democracia e as resistências a esse processo, com importantes reflexões sobre 2016.

Questões como a atuação de juízes e o papel dos empresários, da classe política e da sociedade como um todo nos golpes são contempladas pelos historiadores, bem como um comparativo entre a nossa transição democrática e a da Argentina, a construção da cidadania pelos direitos humanos e a luta dos quilombolas.

Escola Sem Partido
Já na segunda parte da obra, a discussão gira em torno dos episódios de 2016 e do surgimento de movimentos como o "Escola Sem Partido", a abrupta Reforma do Ensino Médio e as disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular.

De fundamental importância para o debate sobre o ensino médio, a escola pública, a função docente e a discussão em relação ao gênero no universo escolar, esta parte da obra traz também artigos sobre o Escola Sem Partido e os ataques do movimento contra o debate de gênero, a educação democrática e o sentido público da educação.

Contribuem com artigos na primeira parte os historiadores Jamen N. Green, Marcos Napolitano, David Ribeiro, Marco Aurélio Vannucchi, Joana Monteleone, Haroldo Ceravolo Sereza, Janaína de Almeida Teles, Claudia Moraes de Souza, Flávio Gomes e Petrônio Domingues.

E na segunda: Maria Rita de Almeida Toledo, Fernando Seffner, Nancy Prada Prada, Stella Maris Scatena Franco, Fernando de Araújo Penna, Antonio Simplicio de Almeida Neto e Diana Mendes Machado da Silva.

Apoio da ANPHU
Como aponta Circe Fernandes, "o conjunto dos temas abordados fez que novamente a ANPHU/SP retomasse seu apoio à uma publicação coletiva de autores comprometidos com a democracia. Este livro representa a continuidade do compromisso da nossa Associação na defesa intransigente do trabalho dos historiadores em seus diferentes lugares de pesquisa e de ensino".

Educação / História / História do Brasil / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Golpes na História e na Escola

Similares

(1) ver mais
Educação democrática

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Angela
cadastrou em:
02/09/2017 10:04:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR