Apresentação
Livro premiado com o selo "Meus Melhores Livros na Escola", conferido pela Prefeitura de São Paulo em 2010.
Trata-se de um livro interativo, moderno, construído com uma linguagem descontraída que mostra situações divertidas da relação entre um pré-adolescente e seus colegas de escola, pais, professores, animais de estimação. Com temática de cunho ora informativo e ilustrativo, ora cômico, as crônicas acabam fazendo o leitor refletir sobre as coisas simples da vida, presentes no dia a dia das pessoas.
Justificativa
A obra aborda assuntos relacionados à sociedade, aos fatos coletivos vividos em comum e que se relacionam com o conhecimento de coisas e objetos, às informações que provêm da Ciência e que são trabalhadas nas escolas. A partir da temática, é possível desenvolver atividades sobre a conscientização dos limites, do próprio espaço, do afeto e das emoções de cada um.
Os temas transversais propiciam aos professores e alunos desenvolver trabalhos de conscientização política e econômica, além de articular debates sobre questões relacionadas aos procedimentos, participação solidária e educação; possibilitam, também, compreensão e crítica da nossa realidade. Além disso, o livro é permite que os alunos observem a intertextualidade, a linguagem e seus diversos gêneros, como a narrativa, a poesia, a crônica, o diário etc.
Projeto Pedagógico
Como desenvolver o seu próprio leque de conhecimentos; como reconhecer/ perceber o valor e a importância de cada ciência.
Temas Secundários
Tolerância, escola, relacionamentos, dever, amizade, afetividade, pesquisa, conhecimento.
Áreas do conhecimento
Literatura, História, Ciência, Geografia, Sociologia, Filosofia, Psicologia.
Temas Transversais
Ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, trabalho e consumo.
Indicação
Ciclo 2: indicado para alunos do nono ano.
Ensino Médio: indicado para alunos do primeiro ao terceiro ano.
Objetivos
Relacionar os fatos do cotidiano e o conhecimento de mundo com o livro; contribuir para o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita, procurando vivenciar um processo de leitura que articule os blocos de conteúdo da Língua Portuguesa à leitura, produção e análise linguística; elaborar debates sobre o conhecimento com a classe, valorizando atividades que abordam a fala, a escuta, a leitura e a escrita.