Gótico nordestino

Gótico nordestino Cristhiano Aguiar


Compartilhe


Gótico nordestino





Em nove contos, Cristhiano Aguiar mergulha nos elementos góticos e folclóricos – buscando referências nas séries televisivas, no cinema e nos quadrinhos – para criar narrativas vibrantes e inesperadas, que fogem da prosa literária tradicional. As histórias vão desde os tempos do cangaço, passando pela ditadura militar e chegando até os ecos sombrios de um futuro próximo.

Um menino é obrigado a cruzar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente para levar uma carta que a mãe escreveu a Zé Barbatão, o cangaceiro local. Na madrugada, as sombras no caminho e a ameaça do bando crescem conforme a narrativa avança, e a realidade parece a ponto de se romper. Anda-luz, história que abre este volume, prenuncia o que virá nos oito contos seguintes.

Em Gótico nordestino, Christiano Aguiar caminha entre o sonho e a vigília, dialoga com outros gêneros e compõe um livro totalmente distinto do usual.

"Gótico nordestino se insere em lugar de destaque na nova leva de narrativas de horror, reinventando os medos atemporais a tudo que escapa da racionalidade. Cristhiano Aguiar irmana-se a nomes como Mariana Enríquez e Samantha Schweblin ao buscar uma síntese entre a cultura pop anglófona e as peculiaridades sociopolíticas de seu espaço na América Latina, produzindo uma obra de frescor e potência que mostra que o terror é a verdadeira chave para compreender a época em que vivemos."
Antonio Xerxenesky

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Gótico nordestino

Similares

(5) ver mais
As Coisas que Perdemos no Fogo
Pássaros na boca
Fome
Rio Morto

Resenhas para Gótico nordestino (21)

ver mais
Elegante como um vampiro vitoriano

Um livro de ler rápido, de texto elegante e fluido, mas cheio de horror e medo. É um apanhado de histórias que misturam a terra brasileira com os imaginários góticos universais. Acabei de ler com real e agradável surpresa, e a certeza de que no Brasil tem sim uma boa dose de goticismo possível. Não sei se por ignorância minha ou se de fato, senti falta de mais do imaginário nordestino.... leia mais

Estatísticas

Desejam44
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 76
5
ranking 24
24%
4
ranking 39
39%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

34%

66%

Jenifer
cadastrou em:
10/12/2021 22:33:13
Jenifer
editou em:
26/02/2022 13:51:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR