Governos Eletrônicos: da teoria à prática

Governos Eletrônicos: da teoria à prática Lucas Montanheiro


Compartilhe


Governos Eletrônicos: da teoria à prática


Uma proposta para a cidade de São Paulo




O presente Trabalho de Conclusão de Curso percorre os conceitos teóricos e as atuais práticas da participação eletrônica (e-participation) como um método para a melhoria da relação entre cidadãos e governos. Para a compreensão deste tema foi necessário entender o histórico de mudanças nos governos e como elas são percebidas pelos cidadãos. Os pré-requisitos deste avanço foram abordados aqui, uma vez que eles transpassam não só uma maior transparência e divulgação de dados mas também por uma disposição de incluir, no ciclo de formulação política, as ideias e pontos de vista dos cidadãos.

Os conceitos e objetivos de uma participação eletrônica fazem parte deste documento, bem como uma avaliação do grau de democracia eletrônica dos governos e da efetiva participação democrática de seus cidadãos. Também é apresentado uma sinopse do quadro referencial (framework) para descrição de projetos práticos em e-participation o qual tem, entre outros pontos, os diversos tipos de ferramentas nos quais elas se encaixam.

Por último, este trabalho constrói uma proposta para a criação de uma plataforma de participação eletrônica para a cidade de São Paulo considerando todas as intenções e recortes que são exigidos de um projeto com esta complexidade.

Informática e Tecnologia / Política

Edições (1)

ver mais
Governos Eletrônicos: da teoria à prática

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Luma
cadastrou em:
12/03/2019 13:16:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR