Não se pode gostar verdadeiramente de cinema sem desejar compreender a linguagem (as linguagens) que utiliza: eis o projeto desta obra. Em menos de uma geração os primeiros cineastas vão criar um modelo narrativo que permitirá que os seus filmes sejam vistos e compreendidos em todo o mundo. O flash-back, a sobreimpressão, o plano subjetivo, a imagem por imagem, a narrativa paralela, o suspense — são tantas outras técnicas e conceitos de fazer cinema que revelam o talento de cada cineasta. A obra é composta por duas partes: a primeira: «a invenção de uma linguagem», descreve com profusão de dados e exemplos os vários modos como os sucessivos cineastas foram elaborando a sua gramática de estética narrativa; a segunda, «utilizações dramáticas dos pontos da gramática», analisa como ela se desenvolveu até aos nossos dias. Completa o texto um álbum central de 1039 ilustrações, reproduções de fotogramas dos filmes analisados no livro, que representam um gigantesco trabalho de recolha e compilação por parte dos autores. Gramática do Cinema é, assim, uma autêntica história do cinema, numa perspetiva simultaneamente técnica, estética e social . Profusamente ilustrado, este livro interessará aos estudiosos do cinema, bem como ao público generalista interessado por estas questões.
Cinema / Comunicação