Gramática, pra que te quero?

Gramática, pra que te quero? Marcos Bagno


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Gramática, pra que te quero? (Mundo das idéias)


Os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português




Os livros didáticos de Língua Portuguesa disponíveis no mercado apresentam um desequilíbrio notável. Enquanto as seções dedicadas ao ensino de leitura e produção de textos e à oralidade se mostram bem sintonizadas com as propostas mais avançadas nessas áreas, o tratamento dos conhecimentos linguísticos – isto é, da língua como sistema gramatical – se revela muito apegado à tradição normativa, ao excesso de nomenclatura e a obsessão pela transmissão sem críticas dessa tradição e dessa nomenclatura. A abordagem da variação linguística também se faz de maneira insuficiente, superficial e confusa, deixando clara a ideologia essencialmente conservadora que impregna o material didático destinado ao ensino de língua. Feitas todas as contas, a maioria desses livros, em vez de se dedicar a verdadeira norma culta brasileira, tenta de fato inculcar uma “norma curta”, mais rígida e intolerante do que a prescrita por nossos melhores gramáticos e dicionaristas.

Didáticos / Técnico

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BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
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