Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens


Compartilhe


Grandes Esperanças


Edição Bilíngue




“Grandes Esperanças” é, sobretudo, um romance de redenção e perdão de seus protagonistas. Narra a história de Philip Pirrip, ou simplesmente Pip, órfão criado pela irmã num ambiente de pobreza, desde os seis anos, quando cometeu seu primeiro crime: ajudar Abel Magwitch, um fugitivo da prisão, a escapar da polícia nas charnecas. Pip vive na casa de sua irmã mais velha, casada com um ferreiro do vilarejo. São pobres, mas não miseráveis, porém, o que aflige Pip, e seu cunhado e único amigo Joe Gargery, é a truculência com que são tratados por Mrs. Joe, que inferniza a vida de todos que a cercam.

Por intermédio de seu tio, Pip consegue emprego na mansão na Miss Havisham como garoto de companhia; lá, conhece Estella, filha adotiva de Havisham, o advogado Mr. Jaggers, Herbert Pocket e outros parentes da velha senhorita. Ela o dispensa quando este ingressa na puberdade. A vida de Pip é radicalmente alterada, logo após Pip deixar os serviços de Miss Havisham, quando Mr. Jaggers o informa que um misterioso benfeitor anônimo financiará sua educação em Londres para torná-lo um cavalheiro e que este benfeitor deixará sua fortuna para Pip, que passa a contar então com grandes esperanças ou expectativas. Sua mudança para Londres, o esforço para tornar-se um cavalheiro, as grandes esperanças e certos dilemas morais tornam este romance de Dickens leitura inesquecível.

Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos. O leque de temas abordados em “Grandes Esperanças” é amplo: além do crescimento, do amor não-correspondido e da ascensão social, há questões envolvendo a justiça, o racismo, a escravidão, o alcance do Império Britânico e a colonização. As “Grandes Esperanças” do título revelam a ironia e a maestria de Dickens ao narrar o desenvolvimento da história: ao mesmo tempo em que elas são o norte e o guia para o futuro do jovem Pip, transformam-se no elemento que o transformam no futuro.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (18)

ver mais
Grandes Esperanças
Grandes Esperanças
Grandes Esperanças
Grandes Esperanças

Similares

(53) ver mais
David Copperfield
Jane Eyre
A vida e as aventuras de Nicholas Nickleby
A Ilha do Dr. Moreau

Resenhas para Grandes Esperanças (97)

ver mais
on 11/7/10


Não serei presunçoso a ponto de afirmar que Grandes Esperanças é o meu romance, que Pip sou eu, ou qualquer coisa do gênero. Na verdade, creio que Pip é um dos personagens que melhor representam todos nós, ou pelo menos aqueles de nós que tem humildade de reconhecer não só nossas fraquezas e defeitos, mas também aquelas coisas das quais nos envergonhamos, aqueles preconceitos que inevitavelmente nos acompanham desde o berço e aqueles que adquirimos ao longo de nossa formação. Não p... leia mais

Vídeos Grandes Esperanças (14)

ver mais
Diário de Leitura: Grandes Esperanças - Charles Dickens (Final) | Lidos e Curtidos

Diário de Leitura: Grandes Esperanças - Charl

Literatura Fundamental 11 - Grandes Esperanças, de Charles Dickens - Daniel Puglia

Literatura Fundamental 11 - Grandes Esperança

Grandes Esperanças, de Charles Dickens

Grandes Esperanças, de Charles Dickens

Grandes Esperanças - Volume 1 (Charles Dickens) | VEDA #25

Grandes Esperanças - Volume 1 (Charles Dicken


Estatísticas

Desejam1.391
Trocam10
Avaliações 4.4 / 2.000
5
ranking 57
57%
4
ranking 31
31%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

25%

75%

Carolina Lopes
cadastrou em:
07/01/2013 22:28:24
Dany
editou em:
30/08/2018 20:34:17