Grécia Antiga

Grécia Antiga Paul Cartledge


Compartilhe


Grécia Antiga (Coleção História Ilustrada #I)





Suponhamos que pudéssemos reservar uma passagem na máquina do tempo que nos transportasse para a Grécia antiga no século V a.C. Ali, só em Atenas, poderíamos ter encontrado Ésquilo, Alcibíades, Aristófanes, Heródoto, Platão, Sócrates, Sófocles, Tucídides e Xenofonte, para citar alguns. Todos eles contribuíram de algum modo para a enorme energia liberada por esse pequeno caldeirão de cultura e política que gerou os alicerces políticos, artísticos, culturais, educacionais, filosóficos e científicos em que se baseia boa parte da civilização e da cultura do Ocidente. Dos primeiros democratas à primeira pessoa a propor a teoria dos átomos (há cerca de 2.500 anos), o impacto da Grécia antiga foi profundo.



Mas, para uma pessoa comum, o que representa participar da “glória que foi a Grécia”? Assistir à construção do Partenon? Trabalhar nas minas, no comércio ou em manufaturas? Este livro não só examina a grandeza da Grécia antiga, mas indaga o que significava ser um cidadão grego plenamente emancipado em uma democracia; ou ser a esposa não emancipada deste cidadão; ou ser um escravo não grego; ou, ainda, um agricultor, ou um negociante. É uma fascinante viagem ao passado, aos primórdios da civilização.



Ricamente ilustrado e escrito por nove especialistas da Grã-Bretanha e da América do Norte, este livro oferece novas interpretações da cultura grega clássica, devotando a mesma atenção aos aspectos sociais, econômicos e intelectuais que à política e à guerra. É uma história cultural do início ao fim, que almeja situar a grandeza da Grécia em seu contexto mais amplo, avaliando as influências do meio ambiente e da economia, o efeito das tensões entre estados, as implicações da sexualidade, a experiência de trabalhadores, soldados, escravos, camponeses e mulheres, bem como os papéis do mito e da religião, da arte e da cultura, da ciência e da educação. Nesse contexto, Paul Cartledge e sua equipe examinam o vasto legado linguístico, literário, artístico e político da Grécia antiga.



“De fato, tudo o que é moderno em nossas vidas devemos aos gregos. Tudo o que é anacrônico deve-se ao medievalismo.”

Oscar Wilde

Artes / História

Edições (1)

ver mais
Grécia Antiga

Similares

(6) ver mais
A vida quotidiana no tempo de Homero
Péricles
Comandantes e Covardes
História do Mundo Grego Antigo

Resenhas para Grécia Antiga (1)

ver mais
on 1/12/13


O livro prende a atenção do leitor do início ao fim. Mesmo leigos têm acesso a um relato compreensível e desapaixonado dos fatos, usos e costumes da Grécia do período clássico. Leitura recomendada a quem "curte" História e Sociologia.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.3 / 19
5
ranking 55
55%
4
ranking 30
30%
3
ranking 10
10%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

42%

58%

O Leitor Voraz
cadastrou em:
10/08/2009 15:10:12
Lidio
editou em:
03/04/2020 23:03:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR