Guerra dos Lugares

Guerra dos Lugares Raquel Rolnik


Compartilhe


Guerra dos Lugares


A colonização da terra e da moradia na era das finanças




Fruto das reflexões que a urbanista Raquel Rolnik elaborou durante e imediatamente após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU, Guerra dos lugares aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis.

Nas duas primeiras partes, Rolnik descreve e analisa as transformações recentes nas políticas habitacionais e fundiárias em vários países do mundo, no marco da expansão de uma economia neoliberal globalizada, controlada pelo sistema financeiro, que provocaram um processo global de insegurança da posse. Na terceira, a urbanista explora a mesma questão, com foco no Brasil.

A originalidade da obra reside no enfoque global do fenômeno, investigado a partir da vivência direta de uma autora brasileira olhando as condições de moradia no mundo. A leitura da evolução recente das políticas habitacionais e urbanas no Brasil – inclusive na era Lula – à luz desses processos globais ajuda a pensar as especificidades e as diferenças da crise urbana no país.

Também é original o entrelaçamento entre as políticas habitacionais e a política urbana, articuladas pela autora através da construção da hegemonia da propriedade individual e da transmutação dos imóveis em ativos.

Geografia

Edições (1)

ver mais
Guerra dos Lugares

Similares

(25) ver mais
O direito à cidade
O Que é Cidade
O Neoliberalismo
Cidades do Amanhã

Resenhas para Guerra dos Lugares (1)

ver mais
Estar às margens e resistir:a guerra dos lugares, a colonização da vida e a privatiza
on 26/8/20


"ESTOU INSERIDO NO PROCESSO URBANIZATÓRIO (...) talvez defina a minha relação com a propriedade privada e o direito à moradia: conceitos ambíguos, contraditórios e antagônicos para aqueles que estudam a história do Brasil. Mas essa não é uma história sobre mim. Ou não apenas sobre mim. Talvez, para entender o que eu quero lhe dizer, precisemos voltar no tempo, há mais de 80 anos (...) [trecho presente em 'Um pouco de ar, por favor! Crônicas e reportagens sobre o transporte público de... leia mais

Estatísticas

Desejam93
Trocam1
Avaliações 4.8 / 42
5
ranking 88
88%
4
ranking 12
12%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Fernando
cadastrou em:
09/12/2015 00:10:21
Jim
editou em:
12/11/2018 21:09:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR