Guia de Economia Comportamental e Experimental

Guia de Economia Comportamental e Experimental Flávia Ávila...


Compartilhe


Guia de Economia Comportamental e Experimental





O Guia de Economia Comportamental e Experimental traz capítulos, textos e entrevistas com as grandes referências mundiais no tema que abordam seus principais fundamentos (conceitos básicos, escolha individual e risco, finanças, preferências sociais, metodologia experimental, entre outros) e aplicações para a área de finanças, negócios, marketing, políticas públicas, desenvolvimento e pobreza. O Guia conta também com capítulos de pesquisadores e professores brasileiros das principais universidades do país e especialistas nos setores público/privado.

Este guia foi concebido para introduzir o leitor brasileiro à vasta temática da Economia Comportamental
e Experimental. Foram aqui reunidos artigos e depoimentos de pesquisadores mundialmente
conhecidos por sua contribuição para a área, que adquiriu grande destaque na literatura econômica
nos últimos anos do século XX. Um sinal claro dessa projeção é a atribuição recente de prêmios
Nobel de economia aos pesquisadores que militam em Economia Comportamental e Experimental.


A área, contudo, ainda está engatinhando no Brasil, e divulgá-la aos interessados é justamente a
motivação deste guia. O critério adotado para a seleção dos textos aqui reunidos foi, além da excelência
e do prestígio de seus autores, seu caráter introdutório. O trabalho de edição que resultou na
definição das partes e na escolha dos capítulos que se seguem teve o cuidado de reunir textos acessíveis
ao leitor interessado, que tenha como objetivo começar a inteirar-se da temática abordada.


Um segundo critério de seleção de artigos foi o fato de tratarem dos vários temas pertinentes
à área, e de abrigarem uma pluralidade de perspectivas. As organizadoras buscaram fornecer ao
leitor brasileiro um vasto panorama da pesquisa que vêm sendo produzida no campo da Economia
Comportamental e Experimental, com o cuidado de evitar o tom monolítico. A pluralidade de pontos
de vista é característica fundamental da pesquisa na área, por ser nova e por representar o ponto
de encontro de pesquisadores de várias disciplinas científicas, e não poderia ser desconsiderada na
organização de um guia.



Economia, Finanças

Edições (1)

ver mais
Guia de Economia Comportamental e Experimental

Similares

(2) ver mais
Psychonomics
Ruído

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 5
5
ranking 83
83%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
29/06/2016 18:09:48
Marcelo Catanho
editou em:
29/06/2016 18:11:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR