HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS EM 15 CORDÉIS

HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS EM 15 CORDÉIS Jarid Arraes


Compartilhe


HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS EM 15 CORDÉIS (NOVA EDIÇÃO)





Talvez você já tenha ouvido falar de Dandara e Carolina Maria de Jesus. Mas e Eva Maria do Bonsucesso? Luisa Mahin? Na Agontimé? Tia Ciata? Essas (e tantas outras) mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar -- e recontar -- suas histórias.
O resultado é uma coleção de cordéis que resgata a memória dessas personagens, que lutaram pela sua liberdade e seus direitos, reivindicaram seu espaço na política e nas artes, levantaram sua voz contra a injustiça e a opressão. A multiplicidade de histórias revela as mais diversas estratégias de sobrevivência e resistência, seja na linha de frente -- como Tereza de Benguela, que liderou o quilombo de Quariterê -- ou pelas brechas -- como a quituteira Luisa Mahin, que transmitia bilhetes secretos durante a Revolta dos Malês.
Este livro reúne quinze dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires. Agora, cabe a você conhecê-las, espalhá-las, celebrá-las. Para que as próximas gerações possam crescer com seu próprio panteão de heroínas negras brasileiras.
Conheça a história de: Antonieta de Barros - Aqualtune - Carolina Maria de Jesus - Dandara - Esperança Garcia - Eva Maria do Bonsucesso - Laudelina de Campos - Luisa Mahin - Maria Felipa - Maria Firmina - Mariana Crioula - Na Agontimé - Tereza de Benguela - Tia Ciata - Zacimba Gaba.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS EM 15 CORDÉIS

Similares


Resenhas para HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS EM 15 CORDÉIS (8)

ver mais
Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis.

Jarid Arraes resgata 15 mulheres negras que tiveram papéis importantes na história do nosso país e que infelizmente tiveram suas histórias e lutas apagadas. Confesso que algumas eu desconhecia, mas foi muito bom conhecer mulheres negras que fizeram tanto e que tiveram a frente de batalhas contra a escravidão no Brasil.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 14
5
ranking 79
79%
4
ranking 14
14%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

João gregorio
cadastrou em:
27/11/2020 16:01:23
Karina Andrade | @krnndrdslv
editou em:
02/01/2021 17:54:41