Heróis

Heróis Lucy Hughes-hallett


Compartilhe


Heróis


Salvadores, Traidores e Super-Homens




Em 'Heróis', a jornalista inglesa Lucy Hughes-Hallett analisa a natureza do heroísmo na civilização ocidental e indaga - o que cria um herói? Ao narrar as vidas de oito excepcionais homens da história e da mitologia - Aquiles, Alcibíades, El Cid, Drake, Wallentein, Catão, Garibaldi e Ulisses -, ela recria as expectativas que deles tinham seus contemporâneos e reconstitui as maneiras como a posteridade reagiu a suas façanhas e as reformulou.

A natureza e a função do herói modificam-se com a mentalidade da cultura que o produz, bem como as qualidades atribuídas ao herói, os feitos que se esperam deles e seu lugar nas estruturas política e social como um todo. Hughes-Hallett mostra, ainda, que as nódoas nestas extraordinárias personalidades não são defeito. Um herói, quando sua fama atinge um certo ápice, torna-se um totem, um objeto de poderes mágicos que não precisa agir para conquistar seus objetivos.

Não se exige que heróis sejam altruístas, honestos e competentes. Apenas que inspirem confiança e que projetem uma imagem de grandiosidade. Na hora da necessidade deve surgir o homem certo. Um herói precisa ser capaz de seduzir ou de intimidar. Em qualquer um dos casos ele necessita de uma personalidade especialmente forte e de talento para projetá-la.

O heroísmo é teatral. Os heróis precisam parecer e agir como tais. Devem mostrar-se arrogantes e orgulhosos de si ou, se o gosto do público se inclinar na outra direção, fazer de sua humildade um espetáculo. Detentoras de dons excepcionais, até sobrenaturais, e por isso capazes de realizar feitos da maior relevância - a derrota de um inimigo, a salvação de um povo. Feitos que nenhuma outra pessoa teria como realizar.

'Heróis' demonstra bem - nada há de novidade no culto à personalidade, na manipulação calculada da notícia com propósitos políticos, nas maneiras como a celebridade e carisma sexual podem ser traduzidos em poder, na sugestionabilidade do povo que, em termos de medo ou de entusiasmo exacerbado, pode ser tentado a abrir mão de seus direitos políticos ante um glorioso Super-Homem.

Ensaios / Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Heróis

Similares

(76) ver mais
A Canção de Tróia
Cleópatra
A Canção de Aquiles
Alcibíades ou Os Perigos da Ambição

Estatísticas

Desejam12
Trocam2
Avaliações 3.5 / 10
5
ranking 10
10%
4
ranking 40
40%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Michael Hasfel
cadastrou em:
22/09/2009 18:52:53
Cioran E.
editou em:
25/10/2017 22:30:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR