Heróis e exílios

Heróis e exílios Tom Ambrose


Compartilhe


Heróis e exílios


Ícones gays através dos tempos




Desde a Antiguidade, os homossexuais tiveram vidas extremamente conturbadas, muitos foram forçados a se exilar, ou partiram voluntariamente para o exílio, para fugir da perseguição ou, em alguns casos, da morte. Até mesmo no século XX, os gays foram frequentemente vistos como pervertidos sexuais, e dezenas de milhares deles foram mandados para o exílio na Sibéria ou para os campos de concentração nazistas nas décadas de 1930 e 1940.
Mesmo com o fim da Segunda Guerra Mundial, e a volta da paz para a maioria dos países, muitas democracias ainda viam com desdém o comportamento homossexual. Escritores, como os americanos Paul Bowles e James Baldwin, exilaram-se entre comunidades mais compreensivas ou liberadas sexualmente, tanto na Europa quanto no Norte da África.
Heróis e exílios analisa o exílio gay a partir da experiência de alguns dos homossexuais mais famosos da história, incluindo artistas como o desregrado Benvenuto Cellini, poetas e escritores como Thomas Gray, W. H. Auden e Henry James. Alguns, como William Beckford, Lorde Byron ou Oscar Wilde, viveram experiências trágicas; outros triunfaram no exílio, a exemplo das Damas de Llangollen, que se tornaram as lésbicas mais famosas da Europa.

Edições (1)

ver mais
Heróis e exílios

Similares

(4) ver mais
Giovanni
Bastidores de Hollywood
A Vida Íntima Sexual de Gente Famosa
Heróis, Vilões & Trapaceiros

Resenhas para Heróis e exílios (6)

ver mais
Autorias de um arco-íris
on 26/12/21


Um livro com diversos "resumos" biográficos. Nomes consagrados da literatura aparecem com um outro foco: a sexualidade. Não é um livro profundo, nem é um livro primordial para compreender alguns autores, mas pode ser uma boa porta de entrada para quem pouco conhece ou quase não teve contato com essas autorais desviantes.... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam1
Avaliações 4.0 / 50
5
ranking 35
35%
4
ranking 43
43%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Pluricom
cadastrou em:
28/04/2011 14:35:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR