Sebastião Milaré acompanha o trabalho de Antunes Filho desde a fase inaugurada com a estreia de Macunaíma (1978) e a subsequente instituição do CPT – Centro de Pesquisa Teatral. Estes eventos marcaram uma mudança nas investigações estéticas do encenador, embora sua ideologia permanecesse inalterada. Fruto de dez anos de pesquisa, Hierofania documenta e discute o método criado por Antunes, as referências estéticas, os meios desenvolvidos, os exercícios, a bibliografia, a prática e a ideologia, bem como reflete sobre os espetáculos resultantes deste trabalho. Por meio de documentos publicados e inéditos, depoimentos de Antunes e de atores, e de análise do autor, a primeira parte do livro foca na fundação do Grupo Macunaíma e do CPT, acompanhando sua organização e suas alterações ao longo do tempo no que se refere às técnicas e meios expressivos para o ator. A segunda parte traz o método sistematizado e a descrição de seus exercícios, sempre fundamentada na ideologia de que é preciso formar e transformar o ser humano para que se forme o ator.