História da Educação

História da Educação Mario Alighiero Manacorda




História da Educação


da Antiguidade aos nossos dias




O que eu lhe proponho é um rápido passeio histórico pela educação "através de textos". Confesso-lhe logo que se trata de um sucedâneo de um passeio análogo "através de imagens", que havia proposto inicialmente à TV italiana e que foi descartado pelas dificuldades que parecia implicar. Foi assim que recorremos à rádio, isto é, à voz e aos textos, para um programa intitulado "A escola nos séculos".

Porém, aquela proposta de transformar a "educação nos séculos através de imagens" na "escola nos séculos" através de textos continha uma sugestão que me agradava: o uso direto dos textos, cuja leitura seria confiada a um ou dois atores. E, embora eu tenha mais aversão ao sangue de cobra (como diz Horácio) do que à pronúncia, às pausas e à entonação dos nossos atores e locutores de rádio e TV, cujos "estranhos" ensaios documentei no meu trabalho sobre "A linguagem televisiva, isto é, a louca anadiplose", a idéia de me basear diretamente nas palavras de quem tratou destes problemas durante séculos logo me pareceu fecunda.(...)

Nas antologias, me incomoda a fragmentação dos discursos, que estão um ao lado do outro só porque foram assim paginados e ligados por um tênue fio de notas introdutórias, também elas necessáriamente fragmentárias. (Não estou condenando ninguém: eu também fiz dessas)

Gostaria, caro leitor, de saber lhe dar o sentido vivo de um desenvolvimento histórico, com suas continuidades e inovações; gostaria de saber lhe dar uma imagem viva da escola e dos vários processos educativos; gostaria de poder lhe mostrar como seres vivos, e não como figuras abstratas, os pequenos e grandes protagonistas desta aventura tão tipicamente humana que é a educação consciente e organizada das novas gerações, sempre oscilando entre o passado e o futuro. Gostaria, especialmente, de fazer-lhe um discurso atual com as palavras da história.

Edições (2)

ver mais
História da Educação
História da Educação

Similares

(3) ver mais
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Apostila História da Educação
Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão

Resenhas para História da Educação (1)

ver mais
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
on 10/1/12


Livro interessantíssimo, e não apenas para professores. A educação, desde o princípio, foi algo valorizado, mas o educador não, como se todo o mérito do aprendizado estivesse no aprendiz, jamais no mestre. Claro que houveram casos de valorização, mas são exceções no imenso universo dos mestres anônimos que procuraram transmitir seu saber e levar alunos a adquirirem seu próprio saber. A pergunta que cabe aqui, mesmo eu sendo educadora, é: ensinar tem menor importância do que aprende... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.9 / 19
5
ranking 37
37%
4
ranking 32
32%
3
ranking 26
26%
2
ranking 0
0%
1
ranking 5
5%

33%

67%

Juan Carlos
cadastrou em:
12/01/2010 23:05:04