O propósito desta obra é fornecer um quadro amplo da história da educação, uma narrativa extensa e complexa, que abarca milênios da experiência humana no planeta. Há muito mais que pode ser contado entre as primeiras formas de ensino praticadas por pequenos grupos humanos, restritas à transmissão de experiência dos membros mais velhos do coletivo aos mais jovens, e as escolas contemporâneas, organizadas em séries e turmas, com um currículo compartimentado e sistemas padronizados de avaliação.
Delinear um panorama histórico da educação formal implica em compreender a trajetória de como os sistemas de transmissão de conhecimentos e tradições se configuraram entre as culturas da Antiguidade e do cenário europeu que emergiu de suas interações. A partir do século XVI, a Europa se converteu em um grande centro de concentração econômica e difusão cultural, propagando ideias e instituições pelos territórios americanos, asiáticos e africanos, o que incluía visões acerca do gerenciamento do ensino dos jovens.
Assim, pelas vias do colonialismo e do imperialismo, seriam lançadas as bases para os modelos educacionais com os quais somos familiarizados hoje. Portanto, é compreensível que, ao tratar da história da educação, busquemos abordar primeiramente as civilizações do Mediterrâneo, cuja influência foi tão crítica nas culturas europeias posteriores.
O impacto destas últimas, por sua vez, pode ser amplamente sentido pelo mundo, especialmente em territórios outrora colonizados, como o Brasil. Começando pela tendência do ensino jesuítico, passando pelos valores iluministas e depois pelo pensamento positivista até as tendências escolanovistas, tecnicistas e multiculturalistas do final do século XX, o país acolheria amplamente, ainda que à sua própria maneira e com as falhas que lhe eram idiossincráticas, as influências europeias.
O caminho que levou à consolidação dos modelos de educação atuais foi descrito por uma série de conflitos e concessões, sempre em diálogo com as circunstâncias religiosas, políticas e culturais. Assim, reconhecendo a importância de uma diversidade de aspectos envolvidos nesse complexo cenário, buscaremos compreender os fatores conjunturais em torno das políticas públicas e do pensamento educacional que nos trouxeram até aqui.
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