História da Sexualidade

História da Sexualidade Michel Foucault


Compartilhe


História da Sexualidade #02


O Uso dos Prazeres




Ao longo dos anos 1970, Michel Foucault dedicou seu trabalho no Collège de France à análise do lugar da sexualidade na sociedade ocidental. Sua reflexão encontrou no sexo e na sexualidade a causa de todos os acontecimentos da vida social. O filósofo empreendeu uma pesquisa histórica, estabelecendo uma antropologia e uma análise dos discursos acerca desse tema tão fundamental para a condição humana.

A trilogia que é reconhecidamente um dos grandes trabalhos do pensador ganhou nova capa, com o intuito de valorizar ainda mais a obra que há anos é fonte de pesquisa e consulta para milhares de estudiosos.

Volume 2 – O uso dos prazeres: Este volume assinala uma importante transformação na história. Conservando o objetivo de investigar como nasce, nas sociedades ocidentais modernas, a noção de sexualidade, Foucault recua no tempo até a Grécia clássica para investigar como a atividade sexual se constitui como domínio de prática moral e modo de subjetivação característicos do projeto de uma “estética da existência”.

Filosofia / História / Não-ficção / Política / Psicologia / Sociologia

Edições (3)

ver mais
História da sexualidade 2
História da Sexualidade
História da sexualidade, vol. 2

Similares

(11) ver mais
História da sexualidade, vol. 1
Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina
História da Sexualidade
História da sexualidade, vol. 3

Resenhas para História da Sexualidade (1)

ver mais
on 22/5/16


O capítulo um, Problematização Moral dos Prazeres, com aphrodisia se refere a moral sexual da Grécia antiga, assim como chresis trata do uso dos prazeres propriamente dito, ou seja, o grau de temperança mantido, enquanto enkratheia trata do autodominio necessário para atingir a mesma e liberdade e verdade trata do homem viril que se coloca em posição ativa de temperança em oposição a passividade pelos desejos da intempérie. No capítulo dois, Dietética, na parte intitulada Do Regime em... leia mais

Estatísticas

Desejam211
Trocam1
Avaliações 4.3 / 160
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Marcos
cadastrou em:
18/03/2014 17:23:01
Gustavo
editou em:
13/04/2018 14:07:09